icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Quadramares sofre com falta de infraestrutura

Moradores do bairro quadramares, reclamam das ruas esburacadas e falta de segurança, entre outros problemas na comunidade.

Publicado em 29/02/2012 às 6:30


Ruas sem calçamento e esburacadas, iluminação pública precária e insegurança. Estes são os principais problemas que atingem os moradores de Quadramares, um bairro localizado próximo a Mangabeira e que contrasta a sofisticação presente em diversos condomínios luxuosos com a falta de infraestrutura que existe em diversos pontos do local. Moradores também reclamam de assaltos e de violência.

No bairro, muitas ruas não têm sequer nomes. As correspondências são enviadas para casas, que são encontradas a partir de números de quadras e de lotes. O funcionário público aposentado Elias Evaristo da Silva, 69 anos, mora no Residencial Portal do Sol, numa rua que está repleta de buracos. A casa dele fica próxima a um depósito que é abastecido diariamente por mercadorias que chegam em carretas. O entra e sai dos caminhões é apontado pelo morador como o responsável pelos danos ao asfalto.

“Essas casas aqui foram construídas por uma firma especializada, que asfaltou também a rua, mas os caminhões são pesados e passam o dia todo passando por aqui. Por isso, surgiram esses buracos”, reclama. “Sem contar que aqui, à noite é muito escuro, fica perigoso e acontece muito assalto. Eu mesmo não saio de casa à noite, porque tenho medo”, completa.

A população também sofre com problemas de saúde. Em dias de sol, as ruas sem calçamento causam poeira que gera problemas respiratórios em idosos e crianças. Já no período de chuva, o problema é a presença de alagamentos. “A gente nem consegue andar por aqui, direito. Tem gente que teve até o carro quebrado, porque a buraqueira é grande”, comenta o pintor Alexsandro Luís de Moura, 28 anos.

O secretário-adjunto de Infraestrutura da Prefeitura de João Pessoa, Luiz Rabello, disse que os moradores devem fazer as solicitações de calçamento de ruas durante as reuniões do Orçamento Democrático, uma iniciativa do governo municipal que tem a finalidade de aplicar os recursos públicos em comum acordo com as reivindicações da população.

Ele disse que as reuniões do Orçamento foram iniciadas ontem e ocorrerão, de forma pré-agendada, em diversos bairros de João Pessoa. “Os moradores de Quadramares devem se informar com a Prefeitura sobre as datas em que ocorrerão as reuniões que irão discutir as ações em seu bairro. A reunião que vai discutir os investimentos em Quadramares vai ocorrer no Valentina”, detalhou.

O comandante do 5º Batalhão da Polícia Militar, tenente-coronel Lívio Delgado, disse que Quadramares não registra muitos casos de violência. Apesar disso, o local vem sendo patrulhado com regularidade. “Estamos otimizando o policiamento e intensificando as rondas em regiões mais violentas da nossa área de cobertura, sem esquecer das demais áreas que incluem o Quadramares. Esse bairro é considerado tranquilo. Não lembro de grandes ocorrências registradas lá”, declarou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp