Há pouco mais de 24 horas os bancários de todo o Brasil estão em greve, mas as quadrilhas que se dedicam as explosões de caixas eletrônicos ainda estão bem ativas. Na madrugada desta quarta-feira (7) o alvo dos criminosos foi um terminal da Caixa Econômica Federal que fica dentro da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), no bairro José Pinheiro, em Campina Grande. Cinco bandidos armados invadiram o local, renderam o vigilante e detonaram o caixa que havia sido abastecido na tarde anterior. O veículo usado na ação foi queimado à menos de 1 quilômetro.
Segundo o cabo da Polícia Militar, Alessandro Queiroz Bezerra, o grupo invadiu o prédio da Fiep pelo muro da parte de trás. “Eles ficaram em uma rua por trás e às 4h20 arrombaram o cadeado do portão e renderam o vigilante. Eram cinco homens jovens, que estavam todos armados, e ainda chegaram a efetuar disparos. Os bandidos tiveram êxito na explosão e fugiram levando a maior parte do dinheiro. Apenas algumas cédulas de R$5 e R$20, que ficaram queimadas, foram deixadas”, disse ele.
O vigilante da Fiep, que não teve o nome revelado, não estava armado. Ele foi feito refém durante toda a ação, mas não teve ferimentos. De acordo com o cabo Alessandro Queiroz, quando a Polícia Militar chegou ao local, o funcionário estava muito nervoso. Por conta da explosão, não houve expediente na Fiep, durante a manhã desta quarta-feira (4). Os funcionários chegaram para trabalhar, mas tiveram que ficar do lado de fora, enquanto a Polícia Federal realiza uma perícia no prédio.
Ainda na madrugada, minutos depois da explosão o carro usado pelos bandidos, um Captiva de cor preta, foi encontrado em chamas na rua Silva Jardim, no bairro de Santo Antônio. Segundo o comerciante e morador da rua, Luiz Genuíno, o incêndio começou por volta das 4h30. “Eu estava dormindo e acordei com o barulho. Quando olhei pela janela o carro já estava sendo consumido pelo fogo. Não vi ninguém”, disse ele.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para o local e conseguiu apagar o fogo. O carro foi incendiado próximo a árvores e a rede elétrica do bairro, mas a equipe de combate conseguiu controlar a situação evitando prejuízos maiores. A Polícia Militar não conseguiu pistas de como os bandidos seguiram a fuga. O caso agora será investigado pela Polícia Federal.
Estatísticas
Os casos de ataque contra bancos no estado da Paraíba estão mais alarmantes a cada. Um levantamento feito pelo Sindicato dos Bancários da Paraíba mostra que somente este ano já ocorreram 112 ocorrências. A maior parte delas foi explosão, somando 62 até o momento. Os dados ainda envolvem três assaltos, 24 arrombamentos, dez tentativas e 13 golpes do tipo saidinha de banco. O número de explosões deste ano já superou o total registrado em todo o ano de 2014, quando ocorreram 53 casos.
Comentários