VIDA URBANA
Quantidade de policiais preocupa
Efetivo policial da Paraíba também é considerado um dos menores, de acordo com os dados do Anuário Brasileiro de Segurança Pública.
Publicado em 08/11/2012 às 6:00
O estudo também apontou que a Paraíba possui uma das menores quantidades de efetivo policial militar do Brasil. A tropa paraibana tem 9.698 pessoas e é 12ª no ranking nacional.
Segundo o coronel Francisco de Assis, a Paraíba possui um alto déficit de policiais. “Por lei, o Estado deveria ter 17.900 policiais.
Mas há pouco mais da metade disso e o governo não demonstra interesse em aumentar o efetivo. Há dois anos que não há concurso público e nem proposta para fazer seleção no próximo ano”, afirma.
Nas ruas, a população admite conviver com a insegurança, mas comemora alguns avanços. Na comunidade do “S”, localizada no bairro do Varadouro, em João Pessoa, os moradores afirmam que os índices de violência caíram desde agosto deste ano. O motivo foi a reabertura de um posto policial militar, que permanece aberto durante 24 horas. “Aqui, era muito violento. A gente nem podia ficar até mais tarde, nas ruas, porque era perigoso. Mas agora, isso mudou. Viatura passa por aqui toda hora”, diz Vamberto da Silva.
SEM CONTATO
A reportagem do Jornal da Paraíba procurou a Secretaria de Segurança e Defesa Social para comentar o assunto. No entanto, o secretário Claúdio Lima, através da assessoria informou que não poderia comentar o assunto porque não estava de posse do estudo. Além disso teria passado a tarde em evento.
Comentários