VIDA URBANA
Queda no número de doadores
Época de festejos juninos e férias é um dos pontos críticos do ano; déficit de bolsas sangue na capital poderá chegar a 40%.
Publicado em 31/05/2012 às 6:30
O número de doadores diários do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, deverá cair pela metade durante os meses de junho e julho deste ano, segundo o serviço de Assistência Social do órgão. Hoje, o número de doadores diários oscila entre 150 e 200, devendo ficar em 100. A época de festejos juninos e férias é um dos pontos críticos do ano, que inclui Carnaval, Semana Santa e Natal, e representa um estado de alerta para os bancos de sangue.
A assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Pereira, acredita que o déficit de bolsas sangue na capital poderá chegar a 40% no comparativo com outras épocas do ano, tendo em vista que nem todo sangue coletado está apto para a utilização. “Essa redução se deve a uma série de razões, dentre elas, o surto de gripe natural em épocas de chuvas, a vacina contra a gripe que impossibilita a doação por um mês e o período de festas que, geralmente, afasta as pessoas das ações deste tipo”, elenca.
Maria das Neves afirma que o ideal para atender os 33 hospitais, que são demanda do Hemocentro, é ter entre 3.000 e 3.500 bolsas de sangue. “Os sangues negativos são os mais difíceis para nós, no entanto, na última segunda-feira, tivemos falta do tipo A positivo”, comenta.
A direção do Hemocentro planeja algumas ações para a manutenção do estoque do banco. A primeira delas será na próxima terça-feira, quando a unidade móvel de coleta estará, das 9h às 16h, no Ponto de Cem Réis participando de uma iniciativa solidária do Hospital de Trauma. De acordo com a assessoria do hospital, serão oferecidos serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão, consulta nutricional, dentre outros.
QUEM PODE DOAR
O doador de sangue precisa ter entre 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde.
Comentários