icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Queda no número de doadores

Época de festejos juninos e férias é um dos pontos críticos do ano; déficit de bolsas sangue na capital poderá chegar a 40%.

Publicado em 31/05/2012 às 6:30


O número de doadores diários do Hemocentro da Paraíba, em João Pessoa, deverá cair pela metade durante os meses de junho e julho deste ano, segundo o serviço de Assistência Social do órgão. Hoje, o número de doadores diários oscila entre 150 e 200, devendo ficar em 100. A época de festejos juninos e férias é um dos pontos críticos do ano, que inclui Carnaval, Semana Santa e Natal, e representa um estado de alerta para os bancos de sangue.

A assistente social do Hemocentro, Maria das Neves Pereira, acredita que o déficit de bolsas sangue na capital poderá chegar a 40% no comparativo com outras épocas do ano, tendo em vista que nem todo sangue coletado está apto para a utilização. “Essa redução se deve a uma série de razões, dentre elas, o surto de gripe natural em épocas de chuvas, a vacina contra a gripe que impossibilita a doação por um mês e o período de festas que, geralmente, afasta as pessoas das ações deste tipo”, elenca.

Maria das Neves afirma que o ideal para atender os 33 hospitais, que são demanda do Hemocentro, é ter entre 3.000 e 3.500 bolsas de sangue. “Os sangues negativos são os mais difíceis para nós, no entanto, na última segunda-feira, tivemos falta do tipo A positivo”, comenta.

A direção do Hemocentro planeja algumas ações para a manutenção do estoque do banco. A primeira delas será na próxima terça-feira, quando a unidade móvel de coleta estará, das 9h às 16h, no Ponto de Cem Réis participando de uma iniciativa solidária do Hospital de Trauma. De acordo com a assessoria do hospital, serão oferecidos serviços de saúde como teste de glicemia, aferição de pressão, consulta nutricional, dentre outros.

QUEM PODE DOAR
O doador de sangue precisa ter entre 18 a 65 anos, estar com peso acima de 50 kg, não tomar remédio controlado, não ter ingerido bebida alcoólica até 24 horas antes da doação e estar gozando de boa saúde.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp