icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Raios causam danos e assustam população de João Pessoa

Raio caiu e interrompeu fornecimento de energia durante quatro horas em todo o bairro do Cristo. Outro raio também teria atingido casa de moradora, deixando buraco no teto.

Publicado em 17/01/2010 às 17:37

Da Redação

O dia já começou chuvoso neste domingo (17) mas o que ninguém esperava é que ele viria carregado de trovões, relâmpagos e raios, que provocariam danos à população. De acordo com a assessoria da Energisa, empresa responsável pelo fornecimento de energia elétrica na Paraíba, um raio atingiu um poste e provocou falha na transmissão de energia.

Toda a região do bairro Cristo Redentor, na Capital, além da Gerência de Medicina e Odontologia Legal (Gemol), antigo IML, ficou sem energia elétrica por cerca de quatro horas.

Uma moradora do município de Bayeux, na Grande João Pessoa, contou que durante a chuva desta manhã um raio também teria caído e atingido a residência dela, deixando um buraco no teto da sala.

Internautas também entraram em contato com o Paraíba1 para falar sobre estes fenômenos, que não são muito comuns na região nesta época do ano. Um professor aposentado da UFPB relatou que nunca tinha visto trovões e relâmpagos com tanta frequência em um período de tempo tão curto. "Nunca vi uma coisa dessas por aqui, ainda mais nesta época, em pleno verão."

Metereologia

O Paraíba1 entrou em contato com a metereologista da Agência Executiva de Gestão das Águas no estado da Paraíba (Aesa), Marle Bandeira, para repercutir esses fenômenos. Ela explicou que chuvas isoladas podem acontecer nesta época do ano. Marle contou que houve formação de muitas nuvens no oceano durante essa semana e que os ventos as trouxeram para a costa do litoral paraibano.

Ela disse que estas nuvens formadas nos mares são muito carregadas de chuva e que, como nos últimos dias o clima em João Pessoa estava muito quente, propiciou uma incidência dos raios, além dos trovões e relâmpagos na chuva deste domingo.

Marle explicou ainda que essa instabilidade climática ocorre no período de dezembro, janeiro e fevereiro e é ocasionada devido o deslocamento do Vórtice Ciclônico de Ar Superior (VCAN). “O sistema metereológico que surge nessa época do ano causa chuvas isoladas em todo o Estado”, contou.

A Defesa Civil alerta alguns cuidados que se deve tomar em caso de incidência de raios:

Se eu estiver na rua o que devo fazer para não ser atingindo por um raio?
- Evite lugares que ofereçam pouca ou nenhuma proteção contra raios tais como: pequenas construções não protegidas como celeiros, tendas ou barracos ou veículos sem capota como tratores, motocicletas ou bicicletas;
- Evite estacionar próximo a árvores ou linhas de energia elétrica;
- Evite estruturas altas tais como torres, de linhas telefônicas e de energia elétrica;
- NÃO permaneça em áreas abertas como campos de futebol, quadras de tênis e estacionamentos;
- NÃO fique no alto de morros ou no topo de prédios
- NÃO se aproxime de cercas de arame, varais metálicos, linhas aéreas e trilhos;
- NUNCA se abrigue debaixo de árvores isoladas.

E seu eu estiver dentro de casa? Existe algum risco?

- Não use telefone (o sem fio pode ser usado);
- Não fique próximo a tomadas, canos, janelas e portas metálicas;
- Não toque em equipamentos elétricos que estejam ligados à rede elétrica.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp