VIDA URBANA
Reforma na Praça da Pedra deve ser concluída até 15 de dezembro
Obra de restauração está orçada em pouco mais de R$ 55 mil; com a revitalização, a praça ganhará mais 80,8 metros.
Publicado em 22/11/2013 às 6:00 | Atualizado em 04/05/2023 às 12:13
A Praça do Trabalho, em João Pessoa, localizada entre as ruas da República, São Miguel e Maciel Pinheiro, sentido Ponte Sanhauá/cidade, chama a atenção pela presença de um monolítico de aproximadamente dois mil quilos, trazido do município de Bananeiras na década de 1930. O local, há anos vivia abandonado, apesar da relevância histórica, uma vez que, segundo o historiador Arion Farias, ela foi criada para homenagear o presidente João Pessoa, já que à sua sombra, ele descansara depois que o automóvel em que viajava oficialmente apresentara defeito mecânico naquele interior paraibano.
A Praça da Pedra, como é conhecida, possui 450,3 metros, cercada por algumas residências e muitos estabelecimentos comerciais, mas era de fato utilizada por moradores de rua e viciados em drogas, que aproveitavam-se da pouca iluminação do local, para se estabelecerem, durante a noite, conforme relatou o aposentado Pedro Francelino de Moura, de 75 anos, que reside em frente à praça há mais de 30 anos.
“Essa é uma praça histórica que não podia ter passado tanto tempo abandonada. Mas ao que parece, finalmente, ela ganhará o respeito que merece, tornando-se um marco para a cidade e um ambiente para usufruto dos moradores”, disse.
A obra, orçada em pouco mais de R$ 55 mil, deve ser entregue até o dia 15 de dezembro, fim do prazo de 60 dias que consta no projeto.
Segundo o secretário adjunto de Desenvolvimento Urbano da capital, José Gadelha Neto, com a revitalização, a praça ganhará mais 80,8 metros, passando a conter 531,10 metros.
Todo um projeto paisagístico e de iluminação foi elaborado para o local, no entanto, preservando o patrimônio histórico do lugar. “A revitalização dessa praça traz de volta as pessoas ao Centro Histórico de João Pessoa, resguardando as características do ambiente, mas tornando-o mais amplo, acessível e iluminado”, informou.
PROJETO
De acordo com o projeto, disponibilizado pela Secretaria de Planejamento da capital (Seplan), toda a praça será cercada com piso novo em ladrilho hidráulico nas cores cinza claro e escuro, as duas castanholas existentes serão podadas e permanecerão no local oferecendo sombras aos bancos em granito com acabamento natural, postes de aspectos antigos serão instalados ao redor de todo o ambiente, bem como canteiros, rampas e faixa de pedestres elevadas.
Comentários