icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Renovação de integrantes é difícil

Uma das dificuldades encontradas pelas dirigentes do Clube das Voluntárias e a renovação do quadro de integrantes.

Publicado em 02/09/2012 às 8:00

A renovação do quadro de integrantes é uma das dificuldades encontradas pelas dirigentes do Clube das Voluntárias. Segundo a presidente da entidade, Aliança Barreto, o grupo formado por mulheres, a maioria com mais de 40 anos, dá preferência por pessoas mais maduras. “As mulheres jovens não encontram tempo para participar do trabalho voluntário. No nosso quadro contamos apenas com pessoas que se aposentaram, mas querem fazer algo pelo próximo” explicou Aliança Barreto Paiva.

“A esperança é que entrem pessoas mais jovens para dar continuidade ao trabalho”, opina Aliança. A dificuldade para renovar o quadro faz com que durante as reuniões semanais, os encontros sejam permeados de antigas amizades que versando sobre conversas informais, na maioria das vezes, alegres e entusiasmadas. O 'barulho' pode ser escutado por quem passa pela frente do Clube, mas apenas quando se entra no salão e se depara com as voluntárias distribuídas pelas mesas e envolvidas no trabalho de artes manuais com dedicação e capricho se percebe o envolvimento e empolgação delas com a assistência social. “É muito gratificante”, destaca Aliança.

Apesar da aparente informalidade e da avançada idade da maioria das integrantes, o grupo mantém o compromisso de participar das reuniões semanais e segue o cronograma de atividades para entregar a tempo as doações de enxovais, alimentos e lençóis à comunidade carente.

Ao participar dos encontros, a frequência é anotada e a ausência deve ser sempre justificada. “As maiores reuniões acontecem na primeira terça-feira de cada mês, mas todas nós procuramos manter a ligação com o Clube pelo menos uma vez por semana, das 13h às 16h”, contou Leônia, que, como secretária, é responsável em anotar as presenças.

A dedicação é requisito para se tornar voluntária. O desempenho é avaliado após um ano de ingresso no Clube. “Mesmo que a pessoa iniciante ingresse por sugestão de uma outra pessoa já participante do Clube, nós precisamos fazer a avaliação após o primeiro ano”, explica Leônia. A diretoria da entidade que atua durante cinco anos apresenta para as sócias uma contabilidade mensal, apesar de todo o trabalho ser voluntário.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp