icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Ricardo assina pacto para implantar programa 'Brasil Mais Seguro' na PB

Projeto prevê investimentos que possibilitem ações para reduzir a criminalidade no Estado; matriz será assinada na tarde desta sexta-feira (19).

Publicado em 19/04/2013 às 6:00


Será assinada hoje a matriz de responsabilidades para implantação na Paraíba do programa federal 'Brasil Mais Seguro'. O projeto prevê investimentos que possibilitem ações de fortalecimento da perícia forense e da polícia judiciária, com capacitações profissionais, o que irá refletir na redução dos preocupantes índices de criminalidade alcançados pelo Estado.

“A Paraíba não é o estado mais vulnerável, mas nós queremos impactar o Nordeste para que possamos ter uma queda de criminalidade no país como um todo. Até mesmo por conta das divisas serem muito próximas, quando a gente começa a trabalhar em um estado podemos transferir ao outro a criminalidade. Se trabalharmos em conjunto, nós conseguiremos inclusive trabalhar as divisas”, destacou a secretária nacional de Segurança Pública, Regina Mikki.

O valor total investido na Paraíba deverá ser divulgado hoje, quando a matriz de responsabilidade for assinada pelo governador Ricardo Coutinho. “A matriz delimita aquilo que é de responsabilidade do governo federal, estadual e até mesmo municipal e dentro disso as ações que cada um terá que fazer”, explicou a secretária Regina Mikki. Solenidade será às 17h30, na Escola de Serviço Público do Estado da Paraíba (Espep) no bairro de Mangabeira, em João Pessoa.

Ontem foi realizada reunião com gestores em segurança pública no âmbito estadual e federal. O encontro teve por objetivo alinhar sugestões para desenvolvimento de ações este ano no âmbito do Programa Brasil Mais Seguro. “Depois disso esses grupos terão oportunidade de sistematizar tudo isso que foi debatido.

Apresentaremos ao governador a matriz de responsabilidades e já marcaremos o lançamento do programa”, assegurou Regina Mikki.

De acordo com a secretária, o 'Brasil Mais Seguro' vai garantir à Paraíba investimentos em programas sociais, garantindo acesso a cultura, esporte e lazer. A secretária Regina Mikki destacou ainda a queda no número de homicídios verificada na Paraíba, com a implantação do programa estadual 'Paraíba Unida pela Paz'.

“Nós entendemos que a criminalidade e a violência não estão ligadas estritamente à polícia. Precisamos que as áreas sociais deem resposta para que a juventude tenha local de ocupação, que possamos trazer maior atrativo dentro das escolas”, concluiu a secretária Regina Mikki.

O secretário estadual de Segurança e Defesa Social, Cláudio Lima, ressaltou que as necessidades do Estado em relação a segurança pública foram apresentadas ainda durante o ano passado à Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Vamos construir um plano de ação. Estamos recebendo capacitações da Senasp desde o ano passado. Esse ano, policiais da Paraíba foram capacitados no enfrentamento a crimes praticados contra a vida, para otimizar a investigação de homicídios”, disse Cláudio Lima.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp