VIDA URBANA
Romero autoriza obras do terminal de integração
Expectativa é que a estrutura esteja pronta até o dia 30 de dezembro e que comece a funcionar ainda no dia 2 de janeiro de 2014.
Publicado em 30/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 18/04/2023 às 17:37
Morador do bairro das Malvinas, em Campina Grande, há 8 anos, o aposentado João dos Santos, 67, não aguentava mais a inutilidade de uma área em frente a sua residência, onde os assaltos eram frequentes. A situação preocupante de moradores da região vai mudar com a instalação do Terminal de Apoio à Integração Temporal, que faz parte do projeto da zona oeste e que deverá beneficiar diretamente 70 mil usuários da área, que utilizam o transporte coletivo. A expectativa é que a estrutura esteja pronta até o dia 30 de dezembro e que comece a funcionar ainda no dia 2 de janeiro de 2014.
Na manhã de ontem, representantes da Prefeitura Municipal de Campina Grande e Sindicato das Empresas de Transportes de Passageiros de Campina Grande (Sitrans), assinaram a ordem de serviço para a construção do terminal. Conforme o prefeito Romero Rodrigues, também serão investidos R$ 200 mil, inicialmente, com a revitalização da área, que contará com instalação de iluminação, pavimentação de ruas, recuperação do canal e sua cobertura e de mais duas pontes. “Não adianta somente construir o terminal, temos que revitalizar as vias que darão suporte ao local. Os moradores receberão outros benefícios, como a valorização da área”, informou.
O superintendente de Trânsito e Transportes Públicos (STTP), Vicente Rocha, contou que fazem parte do projeto, a linha Alimentadora, a integração temporal e o terminal de apoio de integração do bairro das Malvinas. “A linha Alimentadora será mais uma acrescida no sistema temporal, que vai da AACD, na Avenida Portugal (Bodocongó), até a Francisco Lopes de Almeida na 1ª Ciretran. A nova linha vai atender bairros como o Severino Cabral, Bodocongó, Ramadinha, Rocha Cavalcante e Malvinas (conjuntos: Loteamento Campina Grande, Sonho Meu, Meu Sonho e Chico Mendes), beneficiando diretamente uma população de 70 mil usuários do sistema coletivo de transportes, que hoje totaliza 150 mil, na cobertura temporal.
Na linha Alimentadora, os ônibus farão o percurso de 16,4 quilômetros, em um tempo médio de 45 minutos, com intervalo entre ônibus de 15 minutos. Além dessa nova linha, o terminal vai atender ainda a 245, 263, laranja e amarela”, contou. De acordo com ele, como a linha 245, a Alimentadora (com três ônibus a mais, hoje a cidade possui 223) também não deverá passar pelo terminal de integração do Centro da cidade. “O sistema vai funcionar da mesma forma, quem pagar uma passagem vai ter direito a pegar dois ônibus e em alguns casos até três, dentro de 60 minutos da utilização do primeiro ônibus”, informou.
O superintendente também anunciou que no novo terminal, que terá uma área construída de 404 metros quadrados, também será instalado um centro comercial e um bicicletário, onde os moradores de mais longe da estação, poderão guardar suas bicicletas e se dirigir ao Centro, através dos ônibus.
“Essa era uma reivindicação antiga e uma necessidade iminente. Precisamos muito melhorar o sistema, para que as pessoas possam usar melhor”, frisou. O horário de funcionamento do terminal será de acordo com o sistema de ônibus, das 6h às 23h.
O novo terminal está sendo construído no Conjunto Chico Mendes, na rua Caicó, bairro das Malvinas.
Comentários