VIDA URBANA
Sai amanhã gabarito das provas do Enem
Resultados individuais e a nota da redação só poderão ser consultados pelos candidatos em data a ser divulgada posteriormente.
Publicado em 25/10/2011 às 6:30
Os gabaritos das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) serão divulgados amanhã pelo Ministério da Educação (MEC). Mas, os resultados individuais e a nota da redação só poderão ser consultados pelos candidatos em data a ser divulgada posteriormente. Os participantes do exame poderão utilizar os resultados para obter o certificado de conclusão do ensino médio ou como forma de acesso para o ingresso em cursos de graduação.
As provas do Enem foram aplicadas no último final de semana em todo o país. Na Paraíba, o índice de abstenção foi de 22,94%. O Estado foi o segundo menor do Nordeste, ficando atrás apenas do Piauí, que teve 19,60%. A falta de compromisso do aluno, a credibilidade da prova afetada e a participação não obrigatória nos testes são os prováveis motivos, alegados por professores, para a falta dos 28.321 inscritos ao locais de prova do exame.
Segundo a coordenadora pedagógica de uma escola privada de João Pessoa, Eliane Vasques, o não comparecimento dos alunos aos locais de prova pode ter sido causado por uma série de fatores. Mas ela acredita que o principal deles é a ausência do compromisso do próprio estudante.
“O Enem não é obrigatório. Muitos alunos estão inscritos no Processo Seletivo Seriado da Universidade Federal da Paraíba, instituição que ainda não aceita totalmente os pontos do Enem. Por esse motivo, acredito, que isso tenha causado a evasão. Sem contar, que ainda existem alunos que se inscreve sob influência dos amigos e não porque desejam realmente fazer a prova”, declara.
A professora de línguas estrangeiras Fabiana Alves da Silva acrescenta que as denúncias de vazamento das questões, que ocorreram em edições anteriores do exame, também podem ter influenciado na decisão dos alunos de desistirem da prova. “O Ministério da Educação elaborou um esquema de segurança muito forte para evitar o vazamento, mas, ainda assim, tivemos alguns problemas nesse sentido. Acho que isso foi um dos motivos que fizeram os alunos a não acreditar no Enem”, declarou.
As provas do Enem foram aplicadas pontualmente ao meio-dia no Estado. A segurança ficou sob a responsabilidade da Polícia Militar. “Após a realização do Enem, as provas respondidas pelos alunos foram levadas dos colégios até os prédios dos Correios para serem remetidas ao Ministério da Educação, em Brasília. Todo o trabalho foi escoltado por equipes da Polícia Militar”, destalhou o coronel da Polícia Militar Wolgrand Pinto Lordão, comandante do Estado Maior Estratégico e responsável pela segurança do Enem.
A realização do Enem é de responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). Já com relação à segurança, a assessoria de imprensa do órgão declarou que todas as medidas foram adotadas para evitar o vazamento das questões. Os trabalhos envolveram, inclusive, o emprego de equipes e instituições militares.
Comentários