VIDA URBANA
Sanfoneiro terá casa reformada pela Globo
Sanfoneiro Luiz Camilo dos Santos reuniu 83 sanfoneiros no Parque do Povo e é o novo participante do quadro 'Lar Doce Lar', do programa Caldeirão do Huck.
Publicado em 12/06/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 13:15
Oitenta e três sanfoneiros tocando o 'Hino do Nordeste', Asa Branca, acompanhando as vozes de Solange e Xandy, da banda Aviões do Forró, para um público de milhares de pessoas no Parque do Povo, em Campina Grande, em plena noite de terça-feira. Foi reunindo seus colegas artistas que o sanfoneiro Luiz Camilo dos Santos, 76 anos, e sua família, moradores do bairro Bodocongó II, conseguiram se tornar ontem os mais novos personagens do quadro 'Lar Doce Lar', do programa Caldeirão do Huck, da TV Globo.
A apresentação emocionou o apresentador Luciano Huck e o público e garantiu que seu Luiz vai ter sua humilde casa totalmente reformada. Ou melhor, reconstruída, como disse o apresentador global, ao se referir às condições de moradia do sanfoneiro paraibano. Seu Luiz, bastante emocionado, mostrou desenvoltura no palco, arrancou risadas de Luciano e da plateia e tocou sua sanfona de forma inspirada. “É uma benção o que está acontecendo em minha vida”, disse.
O apresentador demonstrou seu encantamento com o São João de Campina Grande. “É uma festa encantadora, que todo mundo pelo menos uma vez na vida deveria vir conhecer e prestigiar”, disse Luciano Huck, que esteve em Campina durante todo o dia gravando o quadro que deve ir ao ar no dia 20 de julho.
Famoso apenas entre a família e os amigos, seu Luiz não acreditava que o inesperado batesse a sua porta. Ontem pela manhã, na pirâmide do Parque do Povo, mais um trio de forró tocava para uma quadrilha animada. Tudo parecia normal, até que surgiu o apresentador Luciano Huck, que estava no local para convidar o sanfoneiro para transformar a sua casa. “A Paraíba sempre foi generosa com a gente, nesses 13 anos de programa, sempre recebemos diversas histórias daqui e o cenário do 'Maior São João do Mundo' é perfeito para falar de um personagem paraibano”, disse o apresentador.
Na casa simples, localizada na Rua Plínio Lemos, em Bodocongó II, o sanfoneiro divide o espaço com sua esposa e mais três filhos, mas o local se torna ainda menor quando toda a família se reúne. “Somos seis filhos e 11 netos, e todo mundo está sempre junto. O que mais incomoda é que não temos um bom lugar pra dormir e receber nossa família. Tudo é muito simples e somente meu pai trabalha fazendo 'bicos'. A chance de ter nossa casa reformada é um sonho de muitos anos”, contou a filha do sanfoneiro, Luciene Cavalcante.
Para conquistar o prêmio, toda a família teve que passar pela 'prova de fogo' de reunir 30 sanfoneiros para tocar Asa Branca no palco principal do Parque do Povo. A prova foi cumprida com total êxito e seu Luiz levou para a gravação do programa 83 sanfoneiros, entre homens, mulheres e até um garoto de 5 anos que chamou a atenção por sua destreza tocando acordeom. Artistas como Amazan e Ton Oliveira colaboraram para a realização do sonho de seu Luiz, sob a regência do maestro Edmar Miguel. (Colaborou Tatiana Brandão)
Comentários