VIDA URBANA
Sargento radicado na PB morre em terremoto durante missão de paz
Davi Ramos de Lima era 2ª sargento do Exército e servia a batalhão em São Paulo. Sobrinha expressou luto no Twitter. Mais seis militares paraibanos estão no Haiti.
Publicado em 13/01/2010 às 10:56
Karoline Zilah
Com G1
Um pernambucano radicado na Paraíba está entre os quatro militares brasileiros vítimas do terremoto ocorrido na noite da terça-feira (12) no Haiti. Davi Ramos de Lima nasceu em Garanhuns, mas veio muito novo para João Pessoa, onde mora toda família. Ele era 2ª sargento do Exército e trabalhava em uma missão de paz da Organização das Nações Unidas (ONU) coordenada pelo Brasil no país.
A confirmação foi feita pelo irmão dele, José de Arimatéia Ramos de Lima, em João Pessoa. Apesar de ser paraibano, ele servia ao Exército em São Paulo. O Comando do Exército confirmou nesta quarta-feira (13) que quatro militares brasileiros morreram no Haiti, em função do terremoto de magnitude 7 que atingiu o país na véspera.
A estudante Vanessa, sobrinha de Davi Ramos, expressou o luto em seu microblog na web, o Twitter. Em memória ao tio, Vanessa também postou uma foto registrada no Natal de 2008 em um restaurante de João Pessoa, antes da viagem ao Haiti. A sobrinha é a primeira garota da esquerda.
De acordo com o Exército, os demais militares mortos são: 1º tenente Bruno Ribeiro Mário, o soldado Antônio José Anacleto e o soldado Tiago Anaya Detimermani, todos do 5° batalhão de Infantaria Leve, com sede em Lorena (SP), bem como o militar paraibano. Todos eles estavam fora da base no momento do terremoto. Cinco militares brasileiros estão feridos.
Um terremoto de magnitude 7 na escala Ritcher atingiu o país na terça-feira (12), destruindo vários prédios na capital, Porto Príncipe, e causando devastação no país da América Central. O tremor afetou a estrutura de telecomunicações no país, e as informações sobre vítimas e danos ainda são desencontradas.
O Brasil comanda uma missão de paz da Organização das Nações Unidas naquele país.
Luto no Twitter
A sobrinha Vanessa fez questão de ressaltar que, para toda a família, o tio foi um herói. Vanessa divulgou que o corpo do militar será enterrado na cidade de Lorena, em São Paulo, onde ele servia ao Exército.
Confira os relatos:
As passagens já estavam compradas, iriamos visitá-lo agora no final do mês, ele disse que já tinha comprado nossos presentes do Haiti... o seu jeito doce contrastava cm a postura de militar. Sempre nos fazia ri e me fazia elogios cm se eu fosse a sobrinha mais linda do mundo. ...ele e mais 3 soldados estavam fazendo as rondas. Meu avó orgulhoso disse: Meu filho morreu no cumprimento do dever. O 2º Sargento Davi Ramos de Lima será enterrado em Lorena-SP.
Paraibanos no Haiti
O 1º Grupamento de Engenharia, com sede em João Pessoa, informou que, no total, 6 militares oriundos do Comando e da Companhia de Comando do Grupamento estão em missão no Haiti desde dezembro de 2009.
Cinco deles – sendo um oficial, três sargentos e um soldado – servem na Companhia de Engenharia, e um outro oficial serve junto ao Comando da Minustah. Até o momento, as informações são de que todos eles passam bem, e seguem cumprindo suas missões.
Atualizado às 11h46.
Comentários