VIDA URBANA
Saúde investiga suspeita de 5ª morte pela nova gripe na Paraíba
Quarta vítima foi adolescente grávida internada em Santa Rita, mas caso não foi divulgado. Secretaria espera exames de homem de Itabaiana morto e de grávida que recebeu alta.
Publicado em 16/03/2010 às 10:13
Karoline Zilah
A Secretaria Estadual de Saúde informou nesta terça-feira (16) que está investigando a morte de um homem de 58 anos por suspeita de gripe A (H1N1). Se confirmada, esta poderá ser a quinta morte pela doença na Paraíba. É que a gerência operacional de Vigilância Epidemiológica confirmou o quarto óbito no Estado e primeiro deste ano, ocorrido na semana passada em um hospital de Santa Rita, mas que somente hoje foi comunicado à imprensa.
A paciente que não resistiu à nova gripe foi uma adolescente de 17 anos, grávida (incluída nos grupos de risco), cujo quadro clínico foi notificado no dia 1º de março. Segundo a gerente operacional Nadja Rocha, o diagnóstico de infecção pelo vírus H1N1 só chegou na semana passada.
Já o novo caso que está sendo investigado é o de um homem de 58 anos, morador de Itabaiana. Ele foi encaminhado a um leito isolado da emergência do Hospital de Trauma, em João Pessoa, na terça-feira (9) e morreu na sexta-feira (12). Ele apresentava forte dor no tórax, configurando um quadro de síndrome respiratória aguda, com secreção e dispnéia, além de ter histórico de imunodepressão (baixa imunidade).
Na quinta-feira (11), foi coletado material deste paciente e enviado ao Instituto Evandro Chagas, no Pará, onde são feitos os exames que podem confirmar ou descartar a infecção por gripe A . Como a causa da morte não foi identificada, o corpo do homem ainda está no Serviço de Verificação de Óbito (SVO), do Hospital Universitário Lauro Wanderley. Por ainda se tratar de uma suspeita, o hospital não tem autorização da Secretaria Estadual de Saúde para divulgar o nome do paciente morto.
Sob investigação
Além desta morte, a Secretaria de Saúde também acompanha o caso de uma promotora de vendas de 29 anos, grávida, moradora de João Pessoa, que recebeu alta na segunda-feira (15) do Hospital Universitário Lauro Wanderley. O exame que pode confirmar se ela sofria de gripe A também foi coletado no dia 11, mas o resultado ainda não foi entregue pelo Instituto Evandro Chagas à Secretaria de Saúde da Paraíba.
Vacinação
A primeira etapa de vacinação contra o vírus da gripe A (H1N1), destinada à imunização de trabalhadores da saúde e indígenas, termina na próxima sexta-feira (19). Até a manhã da segunda-feira (15), conforme o coordenador de Imunização da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Walter Albuquerque, 23.416 pessoas já haviam sido imunizadas. A meta é vacinar 49 mil pessoas, sendo 12 mil indígenas e 37 mil profissionais de saúde em todo o Estado.
Comentários