VIDA URBANA
Secretaria confirma dez registros de meningite na Paraíba
Secretaria de Estado da Saúde divulgou na segunda-feira (6) uma nota técnica esclarecendo a situação epidemiológica das meningites na Paraíba. Este ano já foram confirmados 10 casos da doença.
Publicado em 07/06/2011 às 13:00
Do Jornal da Paraíba
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) divulgou na segunda-feira (6) uma nota técnica esclarecendo a situação epidemiológica das meningites na Paraíba. Segundo a nota, no período de 2007 até o último dia 3 foram notificados 1.111 casos suspeitos da doença. Desse total, 396 foram confirmados, o que representa 35,9 % dos notificados. Este ano, a SES confirmou dez casos, sendo seis em janeiro e quatro no mês de março.
A nota avaliou também a letalidade da doença do tipo meningocócica. O registro no Sistema de Informação de Mortalidade (Sim) registrou, no período de 2007 até o último dia 3, sete óbitos.
O ano de 2008 foi o que apresentou o maior número de mortes, com três ocorrências fatais. Este ano, uma pessoa morreu vítima da doença no município de São Bento, localizado no Sertão paraibano. De acordo com a gerente-executiva de Vigilância em Saúde da SES, Júlia Vaz, neste ano, a ocorrência da doença está abaixo da média esperada.
“A referência para avaliação comparativa foi a média de casos dos últimos quatro anos, durante o primeiro semestre dos anos de 2007 (com 37), 2008 (74), 2009 (58) e 2010 (42), totalizando 211 casos confirmados no período, o que representa uma média de 52,7. Em 2011, foram confirmados dez casos, o que dá uma média bem inferior aos demais anos”, explicou.
Descartado
O caso do menino de cinco anos, que estava internado no Hospital Universitário Lauro Wanderley, em João Pessoa, com suspeita de meningite meningocócica (estado mais grave) foi descartado pelo exame sorológico. A Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da pediatra do hospital informou ontem que a criança recebeu alta do setor e está instalado na clínica em reabilitação.
Comentários