VIDA URBANA
Seis praias estão impróprias para banho e umidade do ar pode atingir 20%
Demais praias do litoral paraibano variam entre excelente e satisfatória.
Publicado em 06/10/2018 às 7:00 | Atualizado em 06/10/2018 às 21:19
Seis praias do litoral paraibano estão impróprias para banho neste final de semana, de acordo com relatório da Superintendência de Administração do Meio Ambiente (Sudema) divulgado na sexta-feira (5). Cinco delas estão localizadas em João Pessoa, sendo nos bairros de Manaíra, Bessa e Cabo Branco. O relatório completo está disponível online.
Já a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) é que a umidade relativa do ar mais baixa deve ficar entre 20% e 40% neste sábado (6) no Cariri e no Sertão. De acordo com a Organização Mundial da Saúde, o ideal para a saúde do ser humano é que ela varie entre 50% e 80%. No outro extremo, a umidade pode chegar a 90% no litoral paraibano.
Segundo o órgão, Cariri, Seridó e Sertão também devem registar as temperaturas mais altas, podendo chegar a 37°C.
Praias impróprias
Em João Pessoa estão impróprias para o banho as praias Bessa I, na Avenida Presidente Afonso Pena, em frente ao estabelecimento comercial Sorveteria Friandise, e também próximo ao Maceió; Manaíra, nos trechos em frente à quadra de Manaíra e do Flat Manaíra Palace igualmente localizados na Avenida João Maurício, e no trecho 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da galeria pluvial no final da Ruy Carneiro/Bahamas.
Ainda na Capital, também não estão apropriadas para o banho as praias Cabo Branco nos trechos próximo à desembocadura da galeria pluvial em frente ao estabelecimento Bar do Cuscuz, na rotatória do final da Av. Cabo Branco e 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura da galeria pluvial; Penha, nos trechos 100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Cabelo; e Jacarapé, nos trechos100 metros à direita e 100 metros à esquerda da desembocadura do rio do Jacarapé.
No município de Pitimbu, a Sudema recomenda aos banhistas evitar a praia do Maceió, nos trechos 100 metros à direita e à esquerda da desembocadura do Riacho Engenho Velho.
Os banhistas também devem evitar os trechos de praias localizados em áreas frontais a desembocaduras de galerias de águas pluviais, principalmente se houver indício de escoamento recente.
Comentários