VIDA URBANA
Semam recebe 140 denúncias de barulho em festas de fim de ano
Limite de som é de 55 decibéis para eventos que seguem pela madrugada. Apenas 22 festas solicitaram autorização da secretaria.
Publicado em 02/01/2012 às 17:28
A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) de João Pessoa recebeu 140 denúncias de som alto durante as festas de fim de ano da capital. Do total, 17 foram registradas na véspera de Natal e 123 nas festas de réveillon.
De acordo com a chefe da Divisão de Fiscalização da Semam, Socorro Menezes, apesar de ter havido exagero, com paredões e sons de mala, todas as pessoas visitadas pelas equipes da Semam cumpriram a determinação de diminuir o volume do som e ninguém foi multado. Os bairros que mais tiveram ocorrências foram Geisel, Grotão, Mangabeira, Jaguaribe, Cabo Branco, Bessa e Madacaru, segundo levantamento da Semam.
Apenas 22 festas foram cadastradas antecipadamente pelos produtores e organizadores no sistema de monitoramento da Semam. Segundo Socorro, apenas a organização de eventos grandes, como festas particulares em bares e na orla e cultos religiosos, solicitou a autorização do órgão para usar o som alto. No Natal, foram sete, e no réveillon, 15.
A Semam fiscaliza o cumprimento ao limite de som, estabelecido pela legislação, que é de 55 decibéis para eventos realizados até a madrugada e que devem estabelecer um raio de pelo menos 200 metros de distância de hospitais, quartéis, delegacias, igrejas e casas de repouso.
Comentários