VIDA URBANA
Senai amplia atuação na PB
Instituição conta com cerca de 80 unidades entre móveis e fixas, que estão instaladas na capital, nos municípios de Bayeux e Santa Rita.
Publicado em 30/06/2015 às 6:00 | Atualizado em 07/02/2024 às 15:11
O Senai na Paraíba atende às empresas com uma ampla gama de soluções, que vão desde cursos de formação continuada até a formatação de treinamentos que atendam a demandas específicas da indústria. Voltados para diversos segmentos industriais, esses cursos proporcionam iniciação profissional, qualificação, aperfeiçoamento e especialização. Entendendo esta logística, o Senai tem ampliado ainda mais a sua atuação no Estado.
Atualmente, a instituição conta com cerca de 80 unidades entre móveis e fixas, que estão instaladas na capital, nos municípios de Bayeux e Santa Rita (na região metropolitana de João Pessoa), além da segunda maior cidade do Estado, Campina Grande. Em breve, duas unidades serão inauguradas no município de Sousa, no Sertão paraibano, e em Caaporã, no Litoral Sul da Paraíba.
Em Santa Rita, funciona a unidade mais recente, inaugurada no dia 25 de maio. Trata-se do Centro de Formação Profissional Sindulfo Assunção Santiago, localizado no antigo Centro de Aprendizagem e Integração de Cursos (Caic). Esta unidade é uma parceria com o Sesi e pretende atender à região santarritense.
Para quem utiliza os serviços do Senai, as vantagens não param, como a praticidade - esse atendimento se harmoniza com as disponibilidades de horário e infraestrutura do cliente, podendo ser desenvolvido nas dependências da empresa, na escola ou por meio das escolas móveis; resultados - eleva a competitividade da empresa por meio da melhoria de seu mais precioso recurso, a competência humana.
Segundo a gerente executiva de educação do Sesi/PB, Marinalda Adjuto Leite, a demanda por mão de obra na indústria da Paraíba tem aumentado consideravelmente nos últimos anos. “Tivemos um crescimento significativo por cursos do Sesi e Senai, tendo em vista que as empresas paraibanas estão mais criteriosas na hora da seleção por um profissional mais qualificado, para atender seguimentos específicos”, ressaltou.
CURSOS SÃO PARA A POPULAÇÃO LOCAL
O Centro de Formação Profissional Sindulfo Assunção Santiago, do Senai, oferece uma gama de cursos para a população local. O centro recebe o nome do industrial que fundou uma das primeiras companhias industriais de cerâmica, criada para atender à crescente demanda do mercado da construção civil na década de 1960.
O Senai em Santa Rita ocupa uma área de 22 mil m². O espaço é utilizado com a finalidade de promover a educação básica e profissional, garantindo a capacitação e qualificação dos trabalhadores das indústrias de Santa Rita. Os cursos são oriundos de pesquisas na área de negócio. “Quando estamos com a pesquisa, passamos a analisar a demanda da necessidade da população que compõe a área geográfica”, frisou a gerente executiva de educação do Sesi/PB, Marinalda Adjuto Leite.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO CONTINUADA TEM UM PORTFÓLIO COM 250 CURSOS
Os serviços na unidade do SesiI, em Santa Rita, atendem exclusivamente à área de formação continuada com cursos do Senai e Sesi. Mas a novidade é a formação esportiva que em breve será oferecida na unidade que atenderá às áreas de lazer e saúde.
A nova unidade Sesi-Senai promoverá cursos na modalidade educação continuada (Sesi) e na modalidade educação profissional (Senai). “O núcleo de educação continuada é composto de um portfólio de 250 cursos presenciais e EAD que serão oferecidos conforme a demanda local”, disse Marinalda Adjuto Leite.
No Centro de Formação Profissional Sindulfo Assunção Santiago, atualmente são oferecidos pelo Senai os seguintes cursos: mecânica de refrigeração e climatização doméstica, mecânica de refrigeração automotiva, torneiro mecânico, ajustador mecânico, costureiro à máquina na confecção em série, auxiliar administrativo, instalador elétrico residencial, assentador cerâmico, costureiro industrial. E pelo Sesi, desenvolvimento de líderes, gestão de documentos, autoestima, relações interpessoais, organização pessoal e profissional, educação alimentar, administre seu dinheiro, desenvolvimento em equipe, profissional e cidadania, secretariado, cuidador social, Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes), técnicas de vendas, administração de tempo, oratória, inglês instrumental, informática básica, competência em língua portuguesa, custo/despesa/preço de vendas e qualidade no atendimento.
Informações adicionais sobre os cursos podem ser obtidas no Centro de Formação Profissional Sindulfo Assunção Santiago, que está localizado na rua Virgínio Veloso Borges, S/N - Alto Dos Eucalíptos, em Santa Rita – PB.
O HOMENAGEADO
O Centro de Formação Profissional inaugurado recentemente no município de Santa Rita tem o nome de Sindulfo Assunção Santiago. É uma homenagem ao industrial paraibano, hoje com 89 anos, que, no início da década de 1960, fundou a Cerâmica Cincera. A unidade industrial que funciona há mais de meio século tem a marca do espírito empreendedor do seu fundador.
Comentários