VIDA URBANA
Servidores da Justiça paralisam atividades por tempo indeterminado
Equipes técnicas, analistas e administrativas da Justiça Federal, do TRE e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) paralisaram serviços.
Publicado em 14/10/2011 às 6:30
Enquanto os servidores dos Correios retornam ao trabalho, funcionários de outros três órgãos federais declaram greve por tempo indeterminado. Começou nesta quinta-feira (13) a paralisação das equipes técnicas, analistas e administrativas da Justiça Federal, do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) e do Tribunal Regional do Trabalho (TRT).
Segundo o diretor do Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal da Paraíba (Sindjuf /PB), Francisco Isidoro Machado, a mobilização tem a adesão de cerca de 2.500 servidores no Estado. As categorias reivindicam a implantação de um Plano de Cargo, Carreira e Remuneração, que tramita no Congresso Nacional há dois anos. “Estamos exigindo a implantação do plano, porque a inflação consome a metade de nossa remuneração, porque nossa tabela salarial em vigor é de 2004. De lá para cá, tudo aumentou, menos nosso salário”, justifica.
Por conta da greve, todos os procedimentos administrativos e burocráticos, como anotações cartoriais, marcações de audiências e movimentações processuais, estão paradas. Ontem, servidores judiciários fecharam os acessos dos Tribunais e realizaram manifestações em frente aos locais de trabalho.
A Presidência do TRT na Paraíba divulgou na tarde de ontem um ato que determina a manutenção dos serviços essenciais e estabelece a destinação mínima de trinta por cento dos servidores de cada unidade judiciária, gabinetes e demais setores administrativos. De acordo com o ato da Presidência do TRT, enquanto perdurar a greve ficam suspensos todos os prazos dos processos, exceto os que já tenham pagamentos agendados.
A juíza Niliane Meira Lima, diretora em exercício do Foro da Justiça Federal na Paraíba, reconhece a greve, mas, segundo ela, o movimento não compromete os serviços essenciais à população, já que 30% dos servidores do órgão permanecem trabalhando.
Comentários