VIDA URBANA
Servidores do TRE iniciam greve
TRE e Justiça Federal entram em greve por tempo indeterminado no dia 13 de outubro.
Publicado em 04/10/2011 às 6:30
No próximo dia 13 de outubro, os servidores do Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) vão iniciar uma greve por tempo indeterminado. Até o dia 18, os trabalhadores do Tribunal Regional do Trabalho da Paraíba (TRT-PB) e da Justiça Federal deverão aderir também ao movimento. Os três órgãos do Poder Judiciário Federal na Paraíba, somam cerca de 400 servidores que irão se unir à paralisação que vem acontecendo também em outros Estados. Os servidores reivindicam um reajuste de 36%, referente às perdas salarias desde 2006, e a votação urgente do Plano de Cargos e Salários que tramita na Câmara Federal desde 2009.
Com a greve do TRE-PB, todos os cartórios eleitorais estarão fechados, impedindo a retirada de título eleitoral ou solicitação de mudança de domicílio. Os partidos políticos e candidatos às eleições 2012 também poderão ser prejudicados, já que a paralisação terá início antes do fim do prazo para a filiação partidária, que é até o dia 14 de outubro.
“Resolvemos antecipar a greve no TRE-PB para fazemos pressão e cobrarmos a aprovação dos Projetos de Lei 6613/09 e 6697/09, que revisam os planos de cargos e salários da categoria. Queremos que a sociedade perceba a nossa situação e, por isso, estamos pressionando. Até o dia 18, o TRT e a Justiça Federal também deverão estar parados”, destacou o coordenador-geral do Sindicato do Judiciário Federal na Paraíba (Sindjuf-PB), Marcos Santos.
Nos dias 27 e 28 de setembro, houve uma paralisação de advertência dos servidores do Judiciário Federal na Paraíba, em São Paulo, no Rio de Janeiro, no Rio Grande do Sul, em Pernambuco, no Maranhão e no Piauí. No Mato Grosso e na Bahia a greve já foi deflagrada desde junho. No dia 30, houve a assembleia geral na Paraíba, que aprovou a paralisação do TRE-PB já para o dia 13. Os outros Estados também já estão se mobilizando para iniciar a greve neste mês.
De acordo com a assessoria de comunicação do Supremo Tribunal Federal (STF), há alguns meses vêm sendo feitas negociações para a aprovação dos Planos de Cargos e Salário (PCS), tanto dos servidores, quanto dos magistrados. A assessoria informou que a presidência do STF tem conversado com parlamentares sobre a necessidade de aprovação do projeto de lei, que concede o reajuste e aprova o PCS.
Comentários