icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

SES quer restabelecer serviço

Falta de Alvará da Vigilância Sanitária impediu realização de procedimentos no HSVP; previsão é que serviço volte a funcionar próximo ano.

Publicado em 12/09/2012 às 6:00


A assessoria de comunicação da Secretaria de Saúde do Estado (SES) informou que a Paraíba realizou, apenas nos oito meses deste ano, 36 transplantes de rins. A chefe de ações estratégicas da Central de Transplantes da Paraíba, Myriam Carneiro de França, informou que as cirurgias em João Pessoa foram interrompidas porque o Hospital São Vicente de Paula, único a realizar o procedimento na capital, não possuía alvará de licença da Vigilância Sanitária, fato que deixou a equipe de transplantes do hospital indisponível a realizar o procedimento por seis meses.

De acordo com Myriam Carneiro, várias ações já foram traçadas para restabelecer o serviço na capital, mas a previsão é que a equipe só volte a realizar o procedimento no início do ano que vem. “Fizemos o recredenciamento da equipe de transplante de rins de João Pessoa, que estava sem autorização. Estamos trabalhando em um convênio entre o Hospital São Vicente de Paula e a Secretaria de Saúde, que vai acelerar a análise dos pacientes que estão na lista de espera, mas a equipe está indisponível a realizar os transplantes durante seis meses”, comentou.

A conscientização da população e as campanhas educativas, segundo a chefe de ações estratégicas, é outro ponto forte investido pela SES. “Os transplantes de rins nunca deixaram de ser feitos, mesmo que o paciente tenha que ser encaminhado para Campina Grande. Só há doação quando existem doadores, e ainda encontramos muita resistência por parte dos familiares.

Estamos fazendo campanhas massivas, alertando sobre a importância da doação”, explicou Myriam Carneiro.

O procurador do município de João Pessoa, Wandalberto Carvalho, disse que a prefeitura vai cumprir a decisão judicial, apesar da medida ainda caber recurso. “Vamos notificar a Secretaria de Saúde para verificar as responsabilidades do município nesse caso, porque a orientação do prefeito é que se cumpra todas as ações judiciais relativas à vida e à saúde. Agora, como essa sentença é contra os três entes da federação (União, Estado e Município), quem cumprir já estará contemplando a sentença”, declarou.

Através da assessoria de imprensa, o Ministério da Saúde disse que o papel do governo federal é custear as despesas relativas aos transplantes e que esses pagamentos não foram interrompidos. Cabe aos Estados e municípios, no entanto, a função de realizar as demais atribuições para a execução desses procedimentos.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp