VIDA URBANA
Sest Senat vai oferecer 50 mil CNHs de graça
Quantidade de beneficiados na Paraíba ainda será definida; poderão participar homens e mulheres com idade a partir de 18 anos.
Publicado em 08/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13
O Sest Senat irá fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, de forma gratuita, a 50 mil jovens em todo país. Os interessados não precisam ser estudantes da instituição e podem realizar a inscrição através da internet, no site da entidade. A quantidade de beneficiados na Paraíba ainda será definida. Poderão participar homens e mulheres com idade a partir de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos; participar, após a seleção, dos cursos de formação inicial oferecidos pelo Sest Senat e assinar um termo de compromisso assegurando que irá trabalhar no setor de transporte. Na Paraíba, existem duas unidades do instituto, localizadas em João Pessoa e Campina Grande.
Segundo divulgou o Sest Senat, as vagas para o projeto serão distribuídas de acordo com a demanda de cada Estado e cidade onde o Sest Senat possui as suas unidades. As pré-inscrições podem ser pela internet, através de um formulário, no endereço eletrônico.
O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas. Os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo.
De acordo com a diretora do Sest Senat de João Pessoa, Maria da Soledade Pontes de Azevedo, a unidade deve receber um simulador nos próximos 30 dias. “Saliento que estes cursos específicos só poderão ser feitos pelos jovens após completar 21 anos, e eles terão que ter dois anos de uso da CNH categoria B, sem nenhuma irregularidade. Um ônibus e um caminhão também foram adquiridos para serem utilizados durante os cursos e beneficiarão as unidades de Campina Grande e Natal, no Rio Grande do Norte”, contou.
Os participantes do programa primeiro deverão obter a CNH categoria B, para depois poderem participar desses cursos e, assim, serem formados como motoristas profissionais e alterarem a categoria da CNH para D ou E.
Comentários