icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Sest Senat vai oferecer 50 mil CNHs de graça

Quantidade de beneficiados na Paraíba ainda será definida; poderão participar homens e mulheres com idade a partir de 18 anos.

Publicado em 08/02/2014 às 6:00 | Atualizado em 21/06/2023 às 13:13

O Sest Senat irá fornecer a primeira Carteira Nacional de Habilitação (CNH) categoria B, de forma gratuita, a 50 mil jovens em todo país. Os interessados não precisam ser estudantes da instituição e podem realizar a inscrição através da internet, no site da entidade. A quantidade de beneficiados na Paraíba ainda será definida. Poderão participar homens e mulheres com idade a partir de 18 anos, com renda familiar de até três salários mínimos; participar, após a seleção, dos cursos de formação inicial oferecidos pelo Sest Senat e assinar um termo de compromisso assegurando que irá trabalhar no setor de transporte. Na Paraíba, existem duas unidades do instituto, localizadas em João Pessoa e Campina Grande.

Segundo divulgou o Sest Senat, as vagas para o projeto serão distribuídas de acordo com a demanda de cada Estado e cidade onde o Sest Senat possui as suas unidades. As pré-inscrições podem ser pela internet, através de um formulário, no endereço eletrônico.

O projeto prevê também a continuidade da formação desses jovens para atuarem como motoristas profissionais. Para isso, o Sest Senat oferecerá cursos de formação específica tanto para motoristas de ônibus como de caminhão, além de viabilizar a mudança de categoria da CNH (D ou E) dos participantes. O treinamento utilizará simuladores de direção de última geração e estará integrado ao Programa Trainee de Novos Motoristas e ao Programa de Formação de Novos Motoristas. Os beneficiários atendidos pelo projeto que não cumprirem as atividades previstas no contrato de adesão deverão ressarcir o valor, conforme as regras previstas no acordo.

De acordo com a diretora do Sest Senat de João Pessoa, Maria da Soledade Pontes de Azevedo, a unidade deve receber um simulador nos próximos 30 dias. “Saliento que estes cursos específicos só poderão ser feitos pelos jovens após completar 21 anos, e eles terão que ter dois anos de uso da CNH categoria B, sem nenhuma irregularidade. Um ônibus e um caminhão também foram adquiridos para serem utilizados durante os cursos e beneficiarão as unidades de Campina Grande e Natal, no Rio Grande do Norte”, contou.

Os participantes do programa primeiro deverão obter a CNH categoria B, para depois poderem participar desses cursos e, assim, serem formados como motoristas profissionais e alterarem a categoria da CNH para D ou E.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp