VIDA URBANA
Shopping terá projeto analisado
Projeto de combate e prevenção de incêndio do Mangabeira Shopping será analisado Ministério Público Estadual.
Publicado em 02/02/2013 às 6:00
O promotor dos Direitos do Cidadão, Valberto Lira, vai começar, na próxima semana, a analisar o projeto de combate e prevenção de incêndio do Mangabeira Shopping, estabelecimento comercial que está sendo construído desde o ano passado, no bairro de Mangabeira, em João Pessoa. A intenção é verificar se os itens de segurança previstos no documento estão de acordo com as normas técnicas de segurança determinadas por leis.
“Solicitei esse projeto ao Corpo de Bombeiros e já o recebi, mas ainda não comecei a analisá-lo. Pretendo fazer isso na próxima segunda-feira”, disse ontem o promotor Valberto Lira.
De acordo com o Código Estadual de Proteção Contra Incêndio, Explosão e Controle de Pânico, em vigor desde 2011, o imóvel, entre outras medidas, é obrigado a ter sistemas de alertas contra fumaça e calor, portas corta-fogo, saídas de emergência, extintores de incêndio e funcionários treinados para manusear os equipamentos de segurança.
Também é exigida a instalação de elevador de emergência, de um sistema de hidrantes e de sinalização de emergência, além de rampas para acesso de viaturas e de equipamentos para socorro.
O projeto de combate a incêndio do Mangabeira Shopping foi aprovado pelo Corpo de Bombeiros mediante a elaboração de um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC). O procedimento é adotado nas situações em que o documento não atende a todas as exigências previstas em lei. Apesar disso, o responsável pela obra recebe a autorização para continuar com os serviços, desde que resolva as pendências dentro de um determinado prazo estabelecido entre as partes.
Através da assessoria de imprensa, o empresário Roberto Santiago, proprietário do Shopping Mangabeira, afirmou que o projeto apresentado e aprovado pelo Corpo de Bombeiros está devidamente de acordo com as normas técnicas vigentes e que “não há motivos para construir um empreendimento do porte do Mangabeira Shopping em desacordo com as normas técnicas e legais”.
O empresário ainda acrescentou que a empresa responsável pelos projetos do Mangabeira Shopping é a Pierlorenzo Narimpietri, que é sediada em Salvador e não tem escritório na Paraíba. A Pierlorenzo é responsável pelos projetos de instalações elétrica, hidráulica, de telefonia, hidrossanitária, de subestação e combate a incêndio.
Comentários