VIDA URBANA
Sistema de cotas é discutido nesta terça-feira na UFPB, em JP
Proposta inicial é de que parte das vagas sejam reservadas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos três séries do fundamental em escolas públicas.
Publicado em 30/03/2010 às 8:35
Natália Xavier
Do Jornal da Paraíba
O Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) da UFPB se reúne nesta terça-feira (30) para discutir a proposta de adoção de cotas para o acesso aos cursos de gradução oferecidos pela instituição. A proposta inicial é de que parte das vagas sejam reservadas para estudantes que tenham cursado todo o ensino médio e pelo menos três séries do fundamental em escolas públicas.
Para a vice-reitora da UFPB e vice-presidente do Consepe, Yara Matos, a adoção de cotas pela instituição será mais um passo para a democratização da Educação Superior. “Essa é uma reivindicação antiga de movimentos sociais”, comentou.
O projeto deverá ser implementado gradualmente. Caso seja aprovado, em 2011, 25% das vagas de todos os cursos da UFPB serão reservadas aos estudantes que estudaram em escolas públicas; em 2012 o percentual aumenta para 30%; em 2013, serão reservadas 35% das vagas e em 2014 serão 40% das vagas.
A professora Yara Matos destacou ainda, que dentro do percentual destinado aos alunos de escolas públicas, haverá vagas destinadas exclusivamente a estudantes negros e indígenas. Mas o presidente da Associação de Deficientes e Familiares (Asdef), Francisco Izidoro, informou que vai acompanhar hoje a votação do Consepe no sentido de sensibilizar o conselho a incluir as pessoas com deficiência física no sistema de cotas.
Comentários