VIDA URBANA
Sistema de energia solar em moradias
Governo estadual estuda viabilidade de implantar placas fotovoltaicas em futuras residências a serem construídas pela Cehap.
Publicado em 09/07/2013 às 6:00
Na Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), o governador Ricardo Coutinho assinou, na tarde de ontem, convênio entre governo do Estado, UFCG e Energisa Borborema, para realização de estudos de viabilidade do sistema de energia fotovoltaica, que deve ser implantado nas futuras residências a serem construídas pela Companhia Estadual de Habitação Popular (Cehap), em Campina Grande.
O governo do Estado entregou as placas fotovoltaicas à UFCG e, dentro do prazo de um ano, período de passagem das quatro estações climáticas, a instituição de ensino irá apresentar os dados de avaliação do sistema. A ideia, segundo o governador, é levar para a população a possibilidade de utilização de uma energia limpa e mais barata. A economia para o consumidor pode chegar a 50% no valor da conta de luz.
De acordo com a presidente da Cehap, Emília Correia Lima, após avaliado pela Universidade Federal, o sistema de energia solar será executado em um protótipo residencial com 16 apartamentos, que será construído em uma área próxima ao Conjunto Habitacional Ronaldo Cunha Lima, no bairro das Três Irmãs. Uma vez apresentando índices de economia satisfatórios, o projeto de utilização da energia solar deve passar a integrar todos os próximos projetos de construção de habitações populares do governo estadual. (Tatiana Brandão)
Comentários