VIDA URBANA
Situação é acompanhada de perto
Situação do rio Paraíba é acompanhada de perto pelos integrantes do Fórum em Defesa do Rio Paraíba.
Publicado em 17/06/2012 às 8:00
A situação do rio Paraíba é acompanhada de perto pelos integrantes do Fórum em Defesa do Rio Paraíba. O biólogo Ronilson da Paz faz parte da equipe. Segundo ele, o rio Paraíba vem ao longo de seu percurso sendo degradado, seja por descarga de esgotos ou acúmulo de lixo, seja por extração de areia de modo pouco sustentável.
O biólogo explicou que o rio Paraíba é parcialmente intermediário, uma vez que parte de seu leito desaparece em épocas de seca.
“Embora a partir de seu médio curso seja sempre perene, a sua profundidade e margens vêm cada vez mais diminuindo, principalmente nas regiões de Itabaiana e São Miguel de Taipu”, declara. Segundo ele, com a destruição das matas ciliares, o rio fica mais suscetível a sofrer o processo de assoreamento.
“A situação é preocupante e deve ser feito com urgência um programa de saneamento ambiental das cidades que ele corta”, afirma. De acordo com o biólogo, que também é membro de outras entidades em defesa do meio ambiente, o programa de saneamento é uma das condicionantes da licença de instalação do Ibama para a transposição das águas do Rio São Francisco. “É preciso tomar providências urgentes”, finaliza.
Comentários