VIDA URBANA
SMS recolhe caramujos africanos na orla da capital
Reservatórios com solução de água e sabão foram postos na praia para recolhimento de caramujos africanos encontrados no local.
Publicado em 27/06/2014 às 6:00 | Atualizado em 02/02/2024 às 11:08
Agentes de limpeza urbana em parceira com equipes da Secretaria de Saúde de João Pessoa realizaram ontem a catação de caramujos africanos e instalaram dois reservatórios com solução de água e sabão em pontos diferentes da praia de Cabo Branco na orla da capital. O objetivo é que a população deposite nesses recipientes os moluscos que forem encontrados nas ruas.
O gerente da Vigilância e Zoonoses da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) , Nilton Guedes, explicou que o caramujo morre se for colocado dentro de água. O sabão serve para impedir que o animal escape do reservatório.
“Esse caramujo é um animal exótico, foi importado da África e não tem predador natural no Brasil. Por isso, ele se multiplica com rapidez e se torna uma praga”, disse Nilton Guedes.
Um dos dois recipientes foi instalado no cruzamento das avenidas Beira Rio com Cabo Branco. O outro foi colocado a cerca de 200 metros de distância. “Identificamos nesses locais dois focos grandes de caramujos e pretendemos fazer o controle com esses recipientes e os trabalhos de catação, que são realizados regularmente pelos agentes de limpeza”, disse Guedes.
Com reprodução acelerada no período chuvoso, esses animais têm capacidade de produzir até mil ovos de uma só vez e já começaram a invadir espaços públicos e privados da orla.
Comentários