VIDA URBANA
STTP vai aplicar multa solidária na campanha de vaga exclusiva
Campanha educativa será realizada durante todo o mês de abril, depois disso condutores poderão ser multados e ter veículo rebocado.
Publicado em 10/04/2013 às 6:00
Garantir o respeito às vagas de estacionamento exclusivas para idosos e portadores de necessidades especiais. É esse o objetivo da campanha “Essa vaga não é sua nem por um minuto”, lançada na manhã de ontem, no Boulevard Shopping, pela Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos de Campina Grande (STTP). O evento marca o início da campanha de rua que irá realizar um trabalho educativo durante todo o mês de abril.
Além de mobilizações para conscientizar a população em vários pontos da cidade, os motoristas flagrados com veículos estacionados nas vagas exclusivas receberão uma multa solidária. Conforme explicou o gerente da STTP, Vicente Rocha, a multa é uma espécie de advertência para aqueles que não respeitam os direitos desses segmentos da sociedade não implicando em punição financeira.
Vicente Rocha explicou ainda que, uma vez finalizado o trabalho educativo, a STTP passará a multar os motoristas que descumprirem a lei. Os infratores receberão uma multa de nível leve, no valor de R$ 53,00, além de três pontos na carteira de habilitação. Quem não respeitar as vagas exclusivas também corre o risco de ter o veículo rebocado pela divisão municipal de trânsito. Na visão do superintendente, a campanha ajudará a corrigir os vícios da população, que por vezes ignora os direitos de seus semelhantes.
O prefeito de Campina Grande, Romero Rodrigues, também esteve presente no evento e destacou a relevância da campanha de conscientização. De acordo com Romero, a STTP só está cumprindo aquilo que a lei determina. O prefeito pontuou ainda que respeitar as vagas exclusivas é uma questão de cidadania. Para ele, a multa social terá um papel importante no trabalho educativo, uma vez que esse tipo de advertência pode surtir mais efeito do que outros tipos de punições.
A coordenadora da Pastoral da Pessoa Idosa de Campina Grande, Aparecida Sousa, parabenizou a STTP pelo trabalho, que segundo ela vai contribuir para que os direitos dos idosos sejam respeitados. Ela lembra que apesar de existirem espaços exclusivos nos estacionamentos, ainda há dificuldades para que a lei seja realmente cumprida, uma vez que o número de vagas específicas ainda é pequeno e, muitas vezes, ocupadas por quem não é credenciado.
Comentários