VIDA URBANA
STTrans divulga esquema para festa de fim de ano na Capital
Esta sexta-feira (31), alguns trechos da orla serão interditados durante todo o dia. Esquema segue até as 6h do dia 1º de janeiro.
Publicado em 30/12/2010 às 11:17
Da Redação
Com Secom-JP
A Superintendência de Transportes e Trânsito de João Pessoa (STTrans) montou um esquema especial para garantir a mobilidade urbana durante a festa de Réveillon na orla da Capital. Nesta sexta-feira (31), véspera do Ano Novo, alguns trechos da orla serão fechados para tráfego de veículos durante o dia e a noite. Participam da operação cerca de 90 servidores da STTrans, entre agentes de Trânsito, fiscais de Transportes e pessoal de apoio.
A avenida Almirante Tamandaré, no trecho entre a avenida Nego e a rua Índio Arabutan, será isolada pela STTrans a partir das 5h da manhã do dia 31, com restrição do estacionamento de veículos no local. Outras vias terão restrição de estacionamento, por servirem de acesso a ambulâncias, veículos oficiais e demais moradores, sendo elas: avenida Cairú, no trecho entre as avenidas Antônio Lira e a Cabo Branco; rua Índio Arabutan, da avenida Cabo Branco à avenida Marcionila da Conceição; rua José Augusto Trindade, entre a avenida Nossa Senhora dos Navegantes e a avenida Almirante Tamandaré; e a rua Tabelião José Ramalho Leite.
Além dessas ruas, serão dispostos agentes de trânsito em todo o entorno da orla e suas proximidades, com o objetivo de evitar congestionamentos e acidentes, a exemplo do acesso ao Cabo Branco, na Estação Cabo Branco, “rua da Mata”, Rotatória do Altiplano, rua Odilon Coutinho, avenida Epitácio Pessoa, avenida Nego, avenida Maria Sales e rua Paulino Pinto.
O esquema busca priorizar a fluidez dos veículos e transportes coletivos, além de oferecer mais segurança aos pedestres. Segundo o chefe da Divisão de Controle Operacional do Trânsito (Dicop), Klebson França, a circulação de veículos será permitida até as 17h, quando serão efetuados bloqueios e apenas moradores e hóspedes da região terão acesso. “Os condutores que insistirem em estacionar seus veículos nestas vias poderão ser rebocados ao pátio da CPTran”, alertou Klebson. O esquema funcionará até as 6h do dia 1º de janeiro.
Transportes
Os táxis e os transportes coletivos que terão um quadro especial poderão efetuar o embarque e desembarque, em pontos específicos e sinalizados, como o cruzamento da avenida Epitácio Pessoa com a avenida Marcionila da Conceição.
Para que a população possa evitar transtornos ao se deslocar para as praias da Capital, a STTrans dá algumas dicas:
- Os usuários do sistema devem optar pelo uso do ônibus ou táxi;
- Não insistir em passar pelos bloqueios efetuados pela STTrans;
- Os condutores devem evitar as vias de intenso fluxo de veículo, como as avenidas Epitácio Pessoa, Marcionila da Conceição, Maria Sales e rotatória do Altiplano;
- Os condutores podem usar as novas vias de acesso e os novos binários implantados pela PMJP, a exemplo da avenida Maria Rosa, e das ruas Paulino Pinto, Manoel Cavalcante e Infante Dom Henrique;
- A STTrans orienta que os motoristas mantenham a calma no trânsito e evitem o consumo de bebidas alcoólicas, como medida de segurança para si, passageiros e demais pessoas que estiverem nas vias.
Comentários