VIDA URBANA
STTrans intensifica fiscalização na Zona Azul
A partir desta quarta-feira superintendência inicia campanha com a finalidade de orientar os motoristas sobre o uso correto do sistema.
Publicado em 04/10/2011 às 20:04
Da Redação
Com Secom-JP
A Superintendência de Transportes e Trânsito (STTrans) dá início, a partir desta quarta-feira (5), a uma campanha com a finalidade de orientar os motoristas sobre o uso correto do sistema de estacionamento rotativo Zona Azul. A campanha "Siga as regras e evite multas” está sendo realizada para levar informações aos usuários, já que, a partir da próxima semana a fiscalização para coibir as irregularidades será intensificada.
A STTrans lembra que o veículo sem cartela ou com ela fora do prazo de validade está sujeito a receber multa no valor de R$ 53,21, além de três pontos na carteira de habilitação.
A Zona Azul foi implantada, conforme destacou o superintendente adjunto da STTrans, Paulo Freire, para democratizar o espaço público, delimitando o tempo de permanência do motorista por vaga.
A Zona Azul, atualmente, possui 1.330 vagas distribuídas em 25 ruas e três praças. O valor do cartão da Zona Azul é de R$ 1,30 com validade de duas horas, podendo ser pago aos operadores que ficam de plantão na área. O horário de funcionamento nos dias úteis é das 7h30 às 17h30. Já aos sábados o período reduz de 7h30 às 12h.
As vagas são destinadas para qualquer usuário, existindo inclusive vagas específicas, devidamente sinalizadas, nas proximidades de polos geradores, para veículos de carga e descarga e de turismo que têm direito a gratuidade.
Às pessoas com deficiência são disponibilizadas 2% das vagas. Já para os usuários da terceira idade, 5% das vagas são reservadas, além da gratuidade concedida nos primeiros 60 minutos de estacionamento. Para ter o benefício, o idoso precisa fazer um cadastro prévio na STTrans, além de portar a credencial no painel do veículo.
Para os demais usuários há a gratuidade de permanência dos primeiros 10 minutos, mas algumas regras devem ser obedecidas: o veículo precisa estar com o pisca - alerta acionado e a cartela de 10 minutos deve ser colocada em local visível. Passado esse intervalo de tempo, o condutor dever adquirir a cartela com a validade de duas horas ou retirar o veículo do local.
Com o constante crescimento da frota de veículos, a STTrans analisa a implantação de novos pontos de estacionamento rotativo, não apenas na região central, mas em outros bairros da cidade.
Serviço
Equipes de educação para o trânsito da STTrans estarão no entorno da praça João Pessoa, a partir das 8h, orientando e dando dicas aos motoristas sobre a maneira correta de utilização da Zona Azul.
Comentários