VIDA URBANA
Telefonia móvel cresce 23,9% na Paraíba, diz Anatel
Em maio de 2010, Estado possui 3,30 milhões de linhas de telefonia móvel ativas. Este ano, o número já passa dos 3,34 milhões.
Publicado em 23/06/2011 às 17:16
Da Redação do Jornal da Paraíba
Com mais de 3,34 milhões de linhas ativas de telefonia móvel em todo o Estado, no mês de maio a Paraíba registrou um crescimento de 23,9% em comparação com maio de 2010, conforme levantamento divulgado pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) na semana passada.
De acordo com o levantamento, em maio do ano passado a Paraíba possuía 3.305.551 linhas de telefonia móvel e neste ano já atingiu 3.3346.030 linhas, registrando um crescimento maior que a média nacional, que foi de 17%, no período de 12 meses.
Quando considerada a quantidade de acessos relacionada à população, a Paraíba já chegou a 95,16% e registrou um aumento de 7,74% nos primeiros meses deste ano, quinta maior alta do país.
Este crescimento se dá tanto pela aquisição de celulares por pessoas que nunca tinham utilizado a telefonia móvel quanto pela prática de acumular mais de uma linha. Este é o caso do estudante Ramon Brito, que desde janeiro possui duas linhas telefônicas.
“Tenho dois números de telefone para poder aproveitar melhor as promoções feitas pelas operadoras. Acho que assim consigo economizar no valor que gasto a cada ligação”, comentou, revelando que já pretende comprar um chip de uma terceira operadora.
Para a consultora de vendas da loja da TIM no Shopping Tambiá, no Centro de João Pessoa, Aline Monteiro, o crescimento na quantidade de celulares no Estado pode ser visto no dia a dia. “Muitas promoções são lançadas no mercado e o custo da ligação de celular baixou bastante. Isto tem contribuído para o aumento das vendas ”, acredita.
Fatias no mercado
Com relação à participação das operadoras no mercado paraibano, o relatório da Anatel revela que a Oi ainda é a que possui a maior fatia do mercado, com 38,08% do total de linhas ativas. Em seguida está a Tim, com 31,19% do mercado de telefonia celular; depois está a Claro com 24,46% e a Vivo com 6,28%.
Em comparação com o ano passado, a Tim, a Claro e a Vivo ganharam mais espaço, enquanto que a Oi teve o percentual de clientes diminuído. Em 2010, a Oi detinha 40,68% do total de linhas de celular; a Tim, 29,72%; a Claro, 23,98%; e a Vivo representava 5,62% do mercado de telefonia móvel no estado.
Comentários