icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Telefonia tem maior índice de reclamações não resolvidas na PB

Procon Estadual confirma tendência nacional de que as empresas de telefonia são as que mais recebem reclamações sem solucionar problemas dos consumidores.

Publicado em 03/12/2009 às 16:44

Karoline Zilah

Não diferente dos números do Brasil, o setor de telefonia lidera os números de reclamações não resolvidas na Paraíba. Os dados do Procon Estadual confirmaram o levantamento nacional de que as empresas do setor de telecomunicações têm o maior índice de reclamações de consumidores que não foram atendidas.

De acordo com o Procon Estadual, a operadora Oi de telefones móveis é a campeã em reclamações no período de janeiro a novembro deste ano: são 393, das quais 37 não foram atendidas. A Oi fixo está em segundo lugar com 229 ligações, sendo 30 não solucionadas.

Em terceiro lugar está a operadora Claro (205 reclamações/22 não resolvidas), seguida pela Tim Nordeste (195 chamadas/26 não solucionadas) e, por fim, a Vivo, que recebeu 64 reclamações, mas não apresentou solução para 8 delas.

Situação no Brasil

O Ministério da Justiça divulgou que as empresas do setor de telecomunicações lideram o ranking de não atendimento de reclamações de consumidores. O Ministério também divulgou a lista das empresas que mais receberam reclamações dos consumidores entre setembro do ano passado e agosto desse ano. O levantamento pode ser acessado no link: http://www.mj.gov.br/SindecNacional/reclamacao.html

No topo da lista das empresas que não atendem as reclamações dos consumidores está a Oi/BrasilTelecom, que recebeu quase seis mil reclamações. Destas, 3.164 foram atendidas e 2.808 não foram atendidas. As outras empresas que estão na lista são o Itaú/Unibanco, a Nokia, a Sony/Ericsson e a Tim.

Punição

As empresas poderão ser convocadas pelo Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) do Ministério da Justiça para prestar esclarecimentos e listar as providências para resolver os problemas.

Ranking de reclamações entre as operadoras de telefonia na Paraíba:

TIM Nordeste – 195
Oi fixo – 229
Oi móvel- 393
Claro – 205
Vivo – 64

Ranking de reclamações não resolvidas na Paraíba:

TIM – 26
Oi fixo – 30
Oi móvel – 37
Claro – 22
Vivo – 8

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp