VIDA URBANA
Trânsito em Cabedelo tem sinalização precária
Ausência de semáforos, placas indicativas e sinalização vertical e horizontal, dificulta trânsito e atrapalha condutores.
Publicado em 24/04/2012 às 6:30
A sinalização deficiente está causando problemas no trânsito de Cabedelo, localizado a 18 quilômetros de João Pessoa. A cidade não tem semáforos e, segundo os motoristas, o local também sofre com a ausência de placas indicativas e sinalizações verticais e horizontais. Apesar da deficiência, os condutores alegam que vêm sendo multados de forma excessiva e abusiva.
Segundo o motorista Lucivaldo Gomes, as multas ocorrem em trechos em que não há sinalizações. Ele também reclama da falta de ações educativas por parte da prefeitura e até de “lombadas” que foram improvisadas nas ruas por comerciantes.
“Aqui, a gente não sabe onde é proibido estacionar, onde é contramão, onde é proibido virar à direita ou esquerda, porque não tem placa. Mesmo assim, os guardas passam no carro, multam a gente e vão embora. Não param nem para dar uma orientação, para ensinar mesmo o que devemos fazer para não sermos multados”, lamenta.
“A rua Cleiton Campelo, por exemplo, é movimentada, mas não tem sinalização. Um comerciante fez um quebra-molas para reduzir a velocidade dos carros. O que mais revolta é que, mesmo sem sinalização, a prefeitura multa”, completa.
O aposentado Evanildo da Silva está entre os condutores que já foram notificados. Mostrando o registro da infração por estacionar na contramão, ele disse que não havia sinalização no trecho, onde ocorreu a multa. “Não temos nem onde recorrer. O jeito é pagar e pronto”, desabafou.
O prefeito da cidade, José Régis, admitiu que Cabedelo não tem semáforos. Ele explicou que o motivo foi a recente implantação do Código de Trânsito, que ocorreu no final do ano passado.
Devido ao pouco tempo, ainda não houve a compra dos equipamentos. “Cabedelo é uma cidade cortada pela rodovia 230, que é administrada pelo Departamento Nacional de Infraestrutura do Trânsito (Dnit). Estamos realizando os procedimentos necessários e acredito que, até o final deste ano, já teremos adquirido os semáforos”, disse.
Mas ele afirmou que a cidade tem placas indicativas, porém, não são em todas as áreas. Por conta dessa fase de adequação, o prefeito disse que agentes de trânsito fizeram campanhas educativas durante três meses deste ano, antes do início das notificações.
“De janeiro a março deste ano, equipes da prefeitura estiveram nas ruas, orientando a população sobre as leis de trânsito. Mas, a gente sabe que leva um tempo até as pessoas se acostumarem e muitos ainda não se adequaram ainda às medidas”, declarou.
Comentários