icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Transposição: industriais estão otimistas com a chegada das águas à Paraíba

Diretor da FIEP prevê novos investimentos na indústria local com projeto de integração de bacias.     

Publicado em 27/02/2017 às 18:00

Está se aproximando a data para a chegada das águas da Transposição ao Estado da Paraíba com a conclusão das obras da "Transposição do São Francisco" e com ela também tem aumentado as expectativas dos empresários que nos últimos dois anos, tiveram que driblar a falta de água e manter o ritmo de produção das indústrias.

O vice-presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Magno César Rossi, em entrevista, enfatizou a participação da diretoria da FIEP nas discussões e acompanhamento de todas as ações relacionadas ao abastecimento de água e, em especial, ao Projeto da Transposição de Águas do Rio São Francisco.

A escassez de água na região e no Estado da Paraíba inibiu novos investimentos na indústria local e também afastou novos empreendedores. Para os empresários, este era um dos pontos mais importantes que faltava para acelerar o desenvolvimento. O vice-presidente da FIEP acredita que a conclusão das obras da “Transposição do Rio Francisco” vai suprir este déficit especialmente no interior da Paraíba, completando o ciclo de necessidades prioritárias da indústria.

Na opinião do empresário, que também é diretor da Coteminas – importante grupo do segmento têxtil e de confecção - a água, a energia e a telefonia, juntas, formam a estrutura para que qualquer indústria possa se estabelecer em qualquer cidade da Paraíba. Para ele, a transposição é a redenção da Paraíba e vai poder interiorizar a indústria. “Eu defendo que a indústria deve estar localizada cada vez mais no interior e algumas muito próximas das áreas onde elas exploram ou buscam suas matérias primas”, afirmou Magno Rossi.

De acordo com as notícias mais recentes publicadas no portal do Ministério da Integração Nacional, faltam apenas 4% de execução física das estruturas para a conclusão das obras necessárias à passagem da água no maior empreendimento hídrico do País.

O ministro, Helder Barbalho, assegurou que a previsão é de que no dia 9 de março seja realizada a entrega da água no Açude Poções, permitindo que o 'Velho Chico' chegue à Paraíba através do município de Monteiro, no Cariri paraibano, na divisa com o vizinho estado de Pernambuco.

Na etapa final, a água deverá seguir seu percurso até o Açude Camalaú, pelo rio Paraíba, abastecendo toda a região, em especial a área metropolitana de Campina Grande.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp