VIDA URBANA
Uber grátis: Google testa oferecer caronas pelo Waze
Waze Commute visa recompensas para o motorista.
Publicado em 31/08/2016 às 10:09
O Google está planejando o lançamento de um aplicativo para poder compartilhar caronas. Com isso, o Uber - que é proibido em João Pessoa e também em Campina Grande, mesmo antes do aplicativo ter sido liberado nas cidades - pode ganhar um concorrente. As informações são do jornal norte-americano The Wall Street Journal. O Waze Commute visa recompensas para o motorista, porém, apenas para ajuda no combustível.
Conforme a publicação, a empresa começou em maio um projeto piloto nos arredores de sua sede na Califórnia, onde permite aos trabalhadores utilizar o aplicativo de navegação Waze para pode compartilhar viagens de carros.
O Google deve oferecer o serviço em todas as áreas de San Francisco, e posteriormente, diante da boa aceitação do público, expandir o serviço. O projeto do Google tem como objetivo conectar unicamente motoristas que vão na mesma direção que outra pessoa também pretende ir - coisa que pode ser notada em grupos no Facebook.
O Waze Commute, como vem sendo chamado inicialmente, tem o objetivo de dividir um mesmo veículo com pessoas que desejam fazer o mesmo trajeto. Como recompensa, o motorista do carro recebe dinheiro dos demais usuários. A empresa promete US$ 0,54 por milha rodada, o que equivale a R$ 1,72 por quilometro. A ideia não é lucrar, mas sim, dividir os custos de combustível.
O Google adquiriu o Waze ainda em 2013, e foca atualmente na navegação por estrada, com o diferencial de atualizar informações sobre acidentes e ainda outros fatos através de mensagens dos usuários. O Waze foi desenvolvido em Israel e por lá, a empresa já oferece a opção de compartilhar o veículo.
Comentários