VIDA URBANA
Procurando ajustar calendário, UFPB aumenta hora-aula de 50 para 60 minutos
Instituição pretende ajustar totalmente o calendário acadêmico no ano de 2021.
Publicado em 08/05/2018 às 17:55
A Universidade Federal da Paraíba (UFPB) definiu, em reunião do Conselho Superior de Ensino, Pesquisa e Extensão (Consepe) realizada nesta terça-feira (8), as bases para a elaboração dos calendários acadêmicos dos períodos letivos de 2018.1 a 2021.1. A Pró-Reitoria de Graduação (PRG) informou que, a partir do próximo período, a hora-aula praticada na instituição passará de 50 para 60 minutos.
Para o turno noturno, a hora-aula em sala de aula será de 50 minutos presenciais e de 10 minutos complementares por meio de atividades realizadas no Sistema de Gestão de Atividades Acadêmicas (Sigaa). De acordo com a PRG, fica a critério de cada professor o modo como os minutos serão contabilizados - se através de enquetes, tarefas ou outras formas de avaliação.
Segundo a universidade, as mudanças são necessárias para ajustar o calendário da universidade, alterado desde as greves dos professores nos anos de 2012, 2015 e 2016.
Durante a reunião, ficou definido, ainda, que o calendário terá como base de referência as férias de 15 dias em dezembro e 30 dias em janeiro. A PRG informou ainda que está analisando eventuais ajustes de datas de feriados locais dos diferentes campi para divulgar o calendário definitivo.
Comentários