icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UFPB concede título de "Doutor Honoris Causa" ao ex-presidente Lula

Título será concedido pela contribuição no processo de expansão e modernização das atividades da Universidade

Publicado em 02/08/2011 às 17:12

Da Redação
Com Assessorias UFPB


A Universidade Federal da Paraíba (UFPB), por maioria de votos dos seus membros do Conselho Universitário (Consuni), decidiu homenagear o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva com a outorga do título de Doutor Honoris Causa pela contribuição no processo de expansão e modernização de grande parte das atividades de ensino, pesquisa e extensão da UFPB e outras Instituições Federais de Ensino Superior.

Esse processo foi iniciado em 2005 com o Programa de Interiorização do Ensino Superior e complementado e aperfeiçoado, a partir de 2007, com o Programa de Expansão e Reestruturação das Universidades (Reuni). O título de “Doutor Honoris Causa” é a maior distinção que uma universidade pode atribuir a alguém. A solenidade de entrega do título ainda não foi marcada e vai depender da agenda do ex-presidente Luis Inácio Lula da Silva.

A concessão do título foi proposta ao Consuni pelo próprio reitor, professor do Departamento de Economia Rômulo Soares Polari, que presidirá a solenidade de entrega, ao lado da vice-reitora, professora Yara Matos. O relator do processo do título de Doutor Honoris Causa a Lula foi o conselheiro Eduardo Rabenhrost.

Segundo o reitor, em documento enviado ao chefe do Departamento de Economia, professor Ivan Targino, a homenagem se justifica pelos relevantes serviços prestados pelo presidente Lula no período de 2003 a 2010 como gestor público. Para o professor, a atuação do ex-presidente foi fundamental às realizações significativas do governo que presidiu, especialmente para o desenvolvimento socioeconômico do Brasil, para o novo papel do Estado no mundo econômico, para o Sistema Nacional das Instituições de Ensino Superior e para o Sistema Nacional de Ciência e Tecnologia.

Avanços

Segundo a assessoria da UFPB, a universidade está mais do que duplicando a sua dimensão acadêmica desde 2005. É o seu maior processo de expansão e reestruturação, desde a sua criação, em 1955. Ainda de acordo com a assessoria, no ensino de graduação, o número de cursos aumentou de 50 para 104, as vagas para novos integrantes passaram de 3.700 para 8.100 e o número de alunos matriculados de 18.759 para 29.629.

No ensino de pós-graduação, o número de cursos de mestrado aumentou de 32 para 50 e o de cursos de doutorado de 12 para 28. O número de alunos de mestrado aumentou de 1.414 para 2.993 e o de alunos de doutorado de 470 para 1.290.

s avaliações do ensino superior, o MEC utiliza o Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), que vai de 1 a 5. No Nordeste, somente as UFPB, UFCG, UFPE, UFCE e UFRN têm IGC igual a 4.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp