icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

UFPB realiza eleições para reitoria nesta quarta; conheça os candidatos

Três candidatos disputam o cargo e votação acontecerá somente pela internet.

Publicado em 26/08/2020 às 6:12 | Atualizado em 26/08/2020 às 11:45


                                        
                                            UFPB realiza eleições para reitoria nesta quarta; conheça os candidatos

Em 65 anos de história, a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) realiza nesta quarta-feira (26) a eleição da lista tríplice para a reitoria. Três nomes estão na disputa para comandar a instituição pelos próximos quatro anos: Isac Medeiros, Terezinha Domiciano e Valdiney Gouveia. A votação acontece de uma forma diferente. Por causa da pandemia provocada pelo novo coronavírus, onde são recomendadas medidas de isolamento social, alunos, professores e servidores técnico-administrativos vão votar através da internet.

A consulta acadêmica (nome que foi adotado pela comissão organizadora das eleições) na UFPB acontecerá a partir das 7h, até às 22h e a previsão é que o resultado da votação já seja divulgado logo em seguida. Estão aptos 39.466 alunos, 2.632 professores e 3.385 servidores técnico-administrativos.

>> Entenda como funciona a eleição da UFPB

Todo o processo será movimentado pelo sistema SIGEleição, criado exatamente para esta finalidade. Outras universidades do Nordeste, que também utilizam a plataforma de gestão (SIG), farão as suas eleições pelo mesmo sistema. Para ter acesso, basta que o aluno, professor ou servidor técnico-administrativo estejam com usuário e senha válidos para os módulos comumente utilizados (SIGAA, SIPAC ou SIGRH).

Para o pleito deste ano foram registradas três chapas. Os candidatos participaram de rodadas de entrevistas na Rádio CBN João Pessoa, no programa CBN Cotidiano. As sabatinas foram conduzidas pela jornalista Carla Arantes, que direcionou perguntas sobre gestão, pesquisa, infraestrutura, dentre outros temas.

 >>“Vamos trabalhar para finalizar todas as obras da UFPB”, diz Isac Medeiros

>> “Reitoria da UFPB hoje olha apenas para o Campus I”, garante Terezinha Domiciano

>>“UFPB não pode esperar só pelo Governo Federal”, afirma Valdiney Gouveia

O candidato da Chapa 1 (UFPB em 1º Lugar) é Isac Medeiros. Ele é professor do Departamento de Ciências Farmacêuticas, graduado em Farmácia, mestre e doutor em Pharmacologie Des Médicaments Cardiovascularies pela Université Claude Bernard Lyon, na França. Tem experiência na gestão universitária, tendo sido Pró-Reitor de Pós-Graduação e Pesquisa no período de 2007 a 2016 e desde então é Pró-Reitor de Pesquisa da UFPB. Ocupou cargos na esfera nacional, como a coordenação nacional do Fórum de Pró-Reitores de Pesquisa e Pós-Graduação (Forprop), Conselho Superior da Capes, Conselho Deliberativo do CNPQ e CTC-Capes. Ao seu lado, na chapa, está a professora Regina Celi. Graduada, mestre e doutora em Letras, tem atuação no Programa de Pós-Graduação em Linguística (Proling).

A Chapa 2 (Inovação com Inclusão) tem como candidata à reitoria, a professora Terezinha Domiciano. Ela é professora titular no Departamento de Ciência Animal do Centro de Ciências Humanas Sociais e Agrárias (CCHSA), localizado no Campus III da UFPB, em Bananeiras. Ela tem atuação em cursos de nível técnico, superior e pós-graduação. Possui graduação em Medicina Veterinária, mestrado e doutorado em Zootecnia. Na Universidade, exerceu funções administrativas de chefe de departamento, vice-diretora e diretora do CCHSA por dois mandatos. Junto com ela está a professora Mônica Nóbrega, que é doutora em Letras. Atualmente, professora associada da UFPB e diretora do Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA).

Na Chapa 3, o candidato a reitor é Valdiney Gouveia. Ele possui licenciatura e formação em Psicologia pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), bacharelado em Direito pelo Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), especialização em Psicometria, além de mestrado em Psicologia Social e do Trabalho pela Universidade de Brasília (UnB) e doutorado em Psicologia pela Universidade Complutense, em Madrid, na Espanha. Atualmente é professor titular da UFPB, atuando também como consultor de instituições como Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). A vice na sua chapa é Liana Filgueira, que é graduada, mestre e doutora em Engenharia Química, professora adjunta do Departamento de Tecnologia Sucroalcooleira, no Centro de Tecnologia em Desenvolvimento Regional (CTDR).

Entenda a lista tríplice

Diferente de outros processos eleitorais, a eleição para reitor na UFPB (e também em outras universidades) não garante que o mais votado assuma a ‘cadeira’. Após a homologação do resultado final da votação, uma lista com os três primeiros colocados (lista tríplice) é encaminhada ao Governo Federal, para que ele escolha quem assumirá como reitor.

Parece estranho, mas a UFPB corre o risco do candidato com menor número de votos vir a ser o reitor. Este fato aconteceu esta semana na Universidade Federal Rural do Semi-Árido (Ufersa), no Rio Grande do Norte. A professora Ludimilla Oliveira ficou em terceiro lugar, mas acabou sendo nomeada pelo presidente Jair Bolsonaro como reitora da instituição.

Imagem

Raniery Soares

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp