icon search
icon search
icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

USFs abrirão aos sábados no 'Outubro Rosa'

Os 180 postos de Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade estarão abertos durante as manhãs de sábado deste mês.

Publicado em 03/10/2013 às 6:00 | Atualizado em 14/04/2023 às 17:47

Aumentar a cobertura de realização de mamografias de rastreamento, conscientizar as mulheres sobre a importância do exame e aumentar os diagnósticos são os principais objetivos da Prefeitura de João Pessoa, durante a campanha 'Outubro Rosa', que lançou na manhã de ontem a programação oficial das ações e serviços para este mês. Entre as atividades, o secretário de Saúde do município, Adalberto Fugêncio, anunciou a abertura dos 180 postos de Unidades de Saúde da Família (USFs) da cidade durante as manhãs de sábado deste mês.

Dados divulgados pela diretora de Atenção à Saúde da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), Joacilda da Conceição Nunes, revelam que de janeiro a junho deste ano, foram registradas 31 mortes por câncer de mama em João Pessoa.

De acordo com Adalberto Fugêncio, a SMS está ofertando em média 3 mil mamografias por mês, reconheceu que a oferta é maior do que a procura e apontou a resistência feminina como fator preponderante para o baixo índice de exames realizados.

“A mulher não precisa ficar em lista de espera, mas mesmo assim, há uma resistência em realizar o exame, seja por medo do resultado ou por acreditarem que dói. É desconfortável, mas diante do benefício, não dói. Outro entrave era a solicitação do exame, que só podia ser feito pelo médico, mas com a implantação do novo sistema, esse problema foi resolvido, pois agora, enfermeiros podem solicitar a mamografia de rastreio, preconizada pelo Ministério da Saúde para a faixa etária de 50 a 64 anos”, declarou.

Segundo a diretora de Atenção à Saúde, Joacilda Nunes, algumas unidades de saúde foram contratualizadas para dar suporte à oferta de mamografias, em sintonia com uma prerrogativa do Sistema Único de Saúde (SUS) de contratualizar, em caráter complementar às ações de saúde, instituições privadas e filantrópicas. “Como não dispomos de mamógrafos em todos os serviços, contratualizamos e aumentamos a oferta com os hospitais São Vicente de Paula e Laureano, que são filantrópicos, e com as clínicas de radiologia Radio-Med, Cedrul, Dr. Azuir Lessa e Azuil Arruda”, elencou.

Joacilda Nunes divulgou a programação do 'Câncer de Mama, tratamento e prevenção são seus direitos' citando o próximo evento, que será realizado amanhã, a partir das 7h na sede da Autarquia Municipal Especial de Limpeza Urbana (Emlur), com ações de mobilização voltadas para a prevenção e o controle do câncer de mana e do colo de útero. “Já no sábado, dia 05, teremos o Dia 'D' de mobilização para a prevenção e o controle do câncer de mama e do colo de útero nas 180 Unidades de Saúde da Família (estendido para todos os sábados de outubro pelo secretário de saúde). Ainda teremos ações nos dias 11, 14, 17, 26 e encerramento no dia 27, com a pedalada rosa na ciclofaixa de lazer, desenvolvida para os domingos, do Busto de Tamandaré à Lagoa”, explanou.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp