VIDA URBANA
Uso de placas refletivas em veículo é obrigatório
Veículos antigos não são obrigados a seguir norma, mas caso os proprietários desejem, basta ir ao Detran.
Publicado em 04/04/2012 às 6:30
Desde o primeiro dia deste mês é obrigatório em todo o país o uso de placas refletivas em veículos novos ou transferidos, conforme resolução do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).
Na Paraíba, desde o dia 15 de fevereiro deste ano, o Departamento de Trânsito (Detran) adotou este tipo de placa para o primeiro emplacamento de carros e motos e também para veículos transferidos. O valor do par de placas refletivas é de R$ 150,00 para carros e R$ 90,00 para motos.
“Desde o mês de fevereiro o Contran havia permitido o uso das placas refletivas nos estados que estivessem prontos. A Paraíba estava preparada para implantar o sistema e iniciou a utilização desde o dia 15 de fevereiro, e além das placas refletivas utilizamos o lacre enumerado”, explicou o superintendente do Detran-PB, Rodrigo Carvalho.
As placas refletivas oferecem maior segurança e controle do Detran em relação a roubo e furto de veículos, clonagem e ainda proporcionam maior segurança ao condutor, durante a noite, em situações com chuva e neblina. De acordo com Rodrigo Carvalho, é possível identificar se a placa do veículo condiz com o número de chassi e desta forma o sistema de segurança de trânsito poderá localizar o proprietário do automóvel em qualquer lugar do país.
Cada placa refletiva possui um número único de código de barras que permite o envio de dados diretamente a um sistema implantado no Detran. As placas refletivas recebem um lacre inviolável, de maior resistência, que possui uma codificação de nove dígitos gravada a laser e também a identificação do Estado de origem do veículo
“O Detran da Paraíba utiliza estes novos lacres, que são rastreáveis e permitem maior controle de emissão. Conseguimos saber exatamente quantos estão sendo utilizados, e se algum for desviado criminosamente para ser utilizado em placas falsas, nós saberemos e faremos imediatamente o cancelamento”, afirmou Rodrigo Carvalho.
Ainda conforme o superintendente do Detran, em decorrência desse novo sistema para emissão de lacres, a Corregedoria do Detran conseguiu prender na última semana na cidade de Campina Grande, cinco pessoas que estavam envolvidas no desvio de lacres e comercialização de placas clandestinas.
Os veículos antigos não estão obrigados a utilizar as placas refletivas. “Não existe uma determinação do Contran ou Denatran para que os veículos antigos se adequem, mas se o usuário por questões de segurança, queira adotar a placa refletiva, basta ir ao Detran,” concluiu Rodrigo Carvalho.
Comentários