VIDA URBANA
Uso simultâneo de remédios é problema
Um remédio pode potencializar a ação do outro, ou ocorrer a perda dos efeitos do outro, ou ainda a ação de um remédio pode alterar a absorção do organismo.
Publicado em 04/12/2011 às 8:00
O uso de diversos medicamentos ao mesmo tempo, a chamada interação medicamentosa, é também um dos problemas que o uso de remédio sem a observação do médico pode causar. Um remédio pode potencializar a ação do outro, ou ocorrer a perda dos efeitos do outro, ou ainda a ação de um remédio pode alterar a absorção do organismo.
O excesso de medicação, prescrita por vários médicos pode causar sérios danos. “Qualquer medicamento pode ser de risco quando já se toma outros, especialmente se o paciente for idoso, diabético, cardíaco, renal crônico, portador de câncer ou doenças sanguíneas. Um remédio pode reagir na presença do outro, causando problemas de saúde”, destaca.
Ele explica que é comum um remédio rejeitar o outro. “Se o paciente toma um remédio e logo em seguida, sente um gosto ruim na boca, ou arrota muito, ou tem disenteria, por exemplo, é porque esse medicamento foi rejeitado pelo organismo por conta de outros. É preciso ter cuidado e, por isso, consultar um médico e lhe avisar os remédios que já são ingeridos diariamente”, afirma.
Comentários