VIDA URBANA
Vacina contra gripe na PB chega com atraso
Atraso na entrega das vacinas deixou alguns postos desabastecidos no primeiro dia da campanha de vacinação contra a gripe.
Publicado em 23/04/2014 às 6:00 | Atualizado em 23/01/2024 às 11:57
Este ano 946.099 pessoas estão dentro do público-alvo da Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe na Paraíba, que começou ontem. A expectativa da Secretaria Estadual de Saúde (SES) é de que sejam vacinados pelo menos 80% desse número, que é a meta estipulada pelo Ministério da Saúde. Em Campina Grande, a vacinação começou ontem apenas no Serviço Municipal de Saúde, localizado no bairro da Prata.
Segundo a chefe do Núcleo de Imunizações da SES, Isiane Queiroga, a entrega de “última hora” das vacinas pelo Ministério da Saúde (no dia 16 deste mês) fez com que alguns postos das cidades com maior população não disponibilizassem as vacinas no primeiro dia da campanha, mas hoje a vacinação ocorrerá normalmente em todas as unidades básicas de saúde do Estado. Ela explicou que apesar do atraso, a campanha não será prejudicada e serão disponibilizadas pouco mais de um milhão de vacinas. “Nós recebemos as vacinas de última hora e tivemos que organizar tudo no feriado, mas hoje todos os postos já realizarão a vacinação”, afirmou. A quantidade de vacinas disponibilizada também tem a intenção de atender um novo público-alvo este ano, as crianças de seis meses e menores de cinco anos, já que até o ano passado foram de seis meses até menores de dois anos.
Alisson de Lima, com 3 anos de idade faz parte desse novo público e já recebeu a vacina na manhã de ontem. “Desde os seis meses ele toma a vacina e como este ano foi ampliado o número de crianças que podem tomar, eu preferi trazê-lo logo no início da campanha”, disse a mãe da criança, Ivaneide Lima, que mora no bairro do Mutirão, em Campina Grande.
Conforme a chefe do Núcleo de Imunização da SES, Isiane Queiroga, a extensão da faixa etária para os menores de cinco anos tem como finalidade reduzir casos graves e óbitos. “A vacinação desta faixa etária beneficia tanto a criança que recebe a vacina, como também os grupos mais vulneráveis que convivem com ela. Assim, ficam indiretamente imunizados os menores de seis meses de idade, idosos e pessoas com doenças crônicas. Outro fator que contribuiu para a inclusão desta faixa etária foi o fato de que em 2013 a taxa de internação em crianças menores de cinco anos se igualou à dos idosos”, explicou.
Além das crianças, a vacinação pretende atingir também as gestantes, idosos, puerpérias (até 45 dias após o parto), trabalhadores da saúde, povos indígenas, população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais (especificamente para este grupo não há meta específica de vacinação).
O aposentado José Gomes, de 81 anos, também foi um dos primeiros a se vacinar no Serviço Municipal de Saúde de Campina Grande. Ele disse que prefere não perder tempo, quando a questão é saúde. “O primeiro dia sempre é tranquilo e assim eu fico mais aliviado, sabendo que gripado eu não fico”, disse ele, que todos os anos recebe a vacina.
Este ano o tema da campanha é “Vacinação contra a gripe: você não pode faltar” e deverá continuar até o dia 9 do próximo mês, com “Dia D” de mobilização no próximo sábado. A SES acrescentou informando que após a aplicação da vacina podem ocorrer, de forma rara, dor no local da injeção, rubor inflamatório e endurecimento do tecido, que são consideradas manifestações benignas, e na maioria das vezes seus sintomas passam em até 48 horas. A vacina é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores ou para pessoas que tenham alergia grave relacionada ao ovo de galinha e seus derivados.
Comentários