icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Vacinação contra pólio acontece neste sábado e mães respondem questionário

No ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, o Ministério da Saúde (MS) também lança na Paraíba a ‘Chamada Neonatal’, estudo para avaliar a saúde dos bebês.

Publicado em 12/06/2010 às 9:06

Do Jornal da Paraíba

No ‘Dia D’ da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite, que acontece neste sábado (12) em todo o Brasil, o Ministério da Saúde (MS) também lança na Paraíba a ‘Chamada Neonatal’; que consiste em um estudo para avaliar a saúde dos bebês menores de um ano e das suas mães.

A pesquisa vai acontecer simultaneamente em 256 municípios de 17 Estados do Nordeste e da Amazônia Legal. O lançamento da pesquisa acontecerá às 8h, durante a abertura da Campanha de Vacinação Infantil, no Instituto de Saúde Elpídio de Almeida (Isea), em Campina Grande.

Na Paraíba, vão participar da ‘Chamada Neonatal’ 21 municípios através de um questionário que será aplicado com as mães que levarem seus filhos aos postos de vacinação. Elas terão que informar sobre a gravidez, o parto, como o bebê foi cuidado e se tiveram problemas depois que o filho nasceu.

A pesquisa faz parte das ações do Pacto pela Redução da Mortalidade Infantil, um compromisso do Governo Federal firmado com 17 Estados, para reduzir a mortalidade infantil em no mínimo 5% ao ano, até 2011.

Na Paraíba, das 1.007 unidades de saúde distribuídas pelo Estado, 98 terão equipes especiais formadas por 395 voluntários para fazer a pesquisa, nos municípios de João Pessoa (30 postos), Campina Grande (30), Alagoa Grande (2), Alhandra (2), Areia (2), Bayeux (2), Cabedelo (2), Cajazeiras (2), Esperança (2), Guarabira (2), Itabaiana (2), Juazeirinho (2), Mamanguape (2), Monteiro (2), Patos (2), Princesa Isabel (2), Queimadas (2), Santa Rita (2), Sapé (2), Sousa (2) e Taperoá (2).

Segundo o coordenador de imunização da Secretaria Estadual de Saúde (SES), Walter Albuquerque, a campanha contra a pólio, que teve início desde a última segunda-feira e se estende até o dia 18 deste mês, vai contar com 1.412 postos de vacinação, nos 223 municípios do Estado.

Postos

Só na capital, segundo a Secretaria Municipal de Saúde de João Pessoa (SMS), serão 210 postos, entre fixos (Unidades de Saúde da Família e Centros de Atenção Integrada à Saúde) e volantes, abertos das 8h às 17h.

No ‘Dia D’, os postos móveis estarão em vários pontos da cidade, como os shoppings (Manaíra, Tambiá e Mag) e supermercados (Pão de Acúcar, Hiper Bompreço e Extra). O lançamento da campanha do ‘Dia D’ será no Centro de Saúde de Mandacaru, às 8h30.

Na tarde desta sexta-feira (11), o personagem ‘Zé Gotinha’ e sua turma, símbolos da campanha contra a pólio, participaram de uma carreata pelas ruas da capital para lembrar aos pais a importância de imunizar seus filhos de zero a cinco anos.

Confira matéria completa na edição do Jornal da Paraíba deste sábado

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp