icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Veículos 'loteiam' estacionamento e reduzem vagas na orla de João Pessoa

Em período de alta estação, problema deve se intensificar ainda mais com chegada de turistas.

Publicado em 09/12/2018 às 17:10 | Atualizado em 10/12/2018 às 16:00


                                        
                                            Veículos 'loteiam' estacionamento e reduzem vagas na orla de João Pessoa

				
					Veículos 'loteiam' estacionamento e reduzem vagas na orla de João Pessoa
Alguns proprietários secam os pneus do veículos para 'segurar' a vaga próximo do local de trabalho. Foto: Angélica Nunes. Foto: Angélica Nunes

Tentar estacionar na orla de João Pessoa tem se tornado um problema para moradores e turistas que desejam fazer um passeio, sobretudo nas praias de Tambaú e Cabo Branco, onde há maior circulação de pessoas. Não bastasse o número limitado de vagas pelo uso exclusivo de táxis e paradas de ônibus, algumas vagas de estacionamento público têm sido utilizadas de forma indevida por comerciantes locais, que loteiam o espaço com carretas de engate.

Proprietários de quiosques, comerciantes informais que alugam cadeiras e guarda-sóis e até educadores físicos que realizam treinamento aeróbico nas  areias de Tambaú e Cabo Branco utilizam da estratégia de manter um carrinho de engate com seus materiais de trabalho de forma constante no que deveria ser uma vaga rotativa de estacionamento público.

Morador do bairro de Cabo Branco, o advogado Júlio Martins disse que muitos deles estão há meses estacionados diuturnamente no mesmo local. "Eles secam os pneus e deixam lá na vaga por tempo indefinido, sem dar oportunidade para que outras pessoas possam usar o espaço, fazendo do estacionamento uma extensão do seu negócio. Eu acho um absurdo e injusto porque é uma área pública", criticou.

Mais fluxo

O problema deve aumentar ainda mais no período das festas natalinas e da alta estação (dezembro, janeiro e fevereiro), já que João Pessoa se tornou um dos destinos nacionais mais buscados na Internet para o Réveillon, segundo levantamento do Voopter (aplicativo brasileiro especializado na comparação de preços de passagens aéreas).

De acordo com a presidente da PBTur, Ruth Avelino, a opção por João Pessoa é resultado da intensificação do processo de divulgação do Destino Paraíba nos principais polos emissores de turistas, em especial, no estado de São Paulo, maior emissor de turistas para o Nordeste.

Ruth Avelino enfatizou que a capital receberá um reforço de mais de 275 voos extras a partir de dezembro de três das quatro companhias aéreas que operam no Aeroporto Internacional Presidente Castro Pinto, na Região Metropolitana de João Pessoa. Além disso, o Porto de Cabedelo passará a receber, a partir de fevereiro, 26 atracamentos de cruzeiros marítimos, o que representa a chegada de mais de 13 mil cruzeiristas.

Posicionamento

Responsável pelo trânsito da capital, a  Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) informou que, segundo o Código de Postura do Município, os veículos podem permanecer até 72h, sob pena de reboque.

De acordo com o superintendente adjunto da Semob-JP, Wallace Massini, existem placas proibitivas para o estacionamento de reboques e trailers. Com isso, eles acabaram se deslocando para ruas paralelas. O gestor destaca ainda que há uma ação constante da Semob, a Operação Sucata, que retira veículos abandonados. A Semob-JP, nesse caso, vai atuar em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento Urbano (Sedurb-JP) na desobstrução das vagas.

Novas regras

A utilização das vagas de estacionamento públicas foram disciplinadas através de portaria publicada no Diário Oficial do Estado deste sábado (8), que regulamenta a operação do Serviço de Estacionamento Rotativo Pago, a chamada 'Zona Azul'. Segundo a portaria, as vagas serão de uso exclusivo de automóveis, utilitários, camioneta, caminhonete e motocicletas, respeitado as sinalizações horizontal e vertical e funcionará nos dias e horários especificados nas respectivas placas de sinalização.

O Sistema Rotativo Pago será dividido em três tipos de áreas – Alta (cor vermelha), Média (cor azul) e Baixa (cor verde) rotatividade, respectivamente, com direito a umas, duas  e cinco horas de permanência - de modo a permitir opções de acordo com o tempo de estacionamento pretendido, obrigatoriamente especificado na sinalização, o tipo de área.

Imagem

Jhonathan Oliveira

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp