VIDA URBANA
Veja alguns cuidados para evitar insolação
Alguns cuidados devem ser tomados durante a exposição ao sol para evitar problemas de saúde, como a insolação, que pode estragar o passeio.
Publicado em 25/12/2011 às 8:00
As temperaturas estão altas desde o mês de setembro, mas a estação mais quente do ano – o verão – começou oficialmente no dia 22 de dezembro. Tempo em que as praias ficam lotadas de banhistas interessados em se bronzear. Portanto, alguns cuidados devem ser tomados durante a exposição ao sol para evitar problemas de saúde, como a insolação, que pode estragar o passeio.
Na praia é comum encontrarmos pessoas que utilizam equipamentos como óculos, chapéus, viseiras, protetores solares ou bloqueadores e guarda-sol para se proteger dos raios. Os acessórios podem evitar o surgimento de doenças como câncer de pele, desidratação e também a insolação. Para a dermatologista Carla Simone Marsicano, o verão é sinônimo de sol, calor, férias e descanso. “É nesta estação que temos a maior incidência de insolação sendo as crianças as maiores vítimas”, disse.
A autônoma Janilda Monteiro, de 41 anos, não utiliza sombrinhas e nem chapéus para se proteger do sol, mas reforça a quantidade de protetor solar no corpo e também se hidrata com água natural e de coco. Além disso, a filha dela, a estudante Monalisa Mota, contou que utiliza óculos para evitar ocorrência de doenças. “A cada meia hora coloco o protetor. Protejo os olhos e tomo muitos líquidos para evitar insolação”, comentou.
Por outro lado, o estudante Sílvio Wagner Santos, de 20 anos, revelou que nunca teve insolação porque adota medidas preventivas como adoção de objetos protetores e sair da praia antes do meio dia. Além disso, evita ingerir bebidas alcoólicas.
“Assim como eu, meus familiares também ingerem bastante água e outros líquidos para hidratação”, observou.
Segundo a dermatologista Carla Simone, a insolação é um conjunto de sintomas que acomete uma pessoa que fica exposta excessivamente ao sol durante um tempo. Ela contou que nessas situações, o organismo reage de maneira peculiar.
“Para garantir que o aquecimento do corpo não traga prejuízos ao funcionamento dos órgãos e tecidos, ocorre a dilatação dos vasos sanguíneos superficiais, que deixam a pele vermelha, e o aumento da atividade respiratória”, explicou. (Especial para o Jornal da Paraíba)
Comentários