icon search
icon search
home icon Home > cotidiano > vida urbana
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
Compartilhe o artigo
compartilhar no whatsapp compartilhar no whatsapp compartilhar no telegram compartilhar no facebook compartilhar no linkedin copiar link deste artigo
compartilhar artigo

VIDA URBANA

Verão no Litoral paraibano será de altas temperaturas

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o volume de chuvas, principalmente previstas para os meses de janeiro e fevereiro, estarão abaixo das ocorrências deste ano.

Publicado em 27/12/2008 às 15:03

Jean gregório, do Jornal da Paraíba
Se o turismo do Litoral paraibano depender da previsão meteorológica, a alta estação deve ser quente. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet ), o volume de chuvas, principalmente previstas para os meses de janeiro e fevereiro, estarão abaixo das ocorrências deste ano. “A precipitação de chuvas de janeiro para fevereiro será de normal a ligeiramente abaixo da média”, revela o meteorologista Paulo Roberto Meira, ao acrescentar que não descarta chuvas na alta estação. “Teremos precipitações, mas de um a dois dias nesse período e dentro do esperado”, detalhou.

Segundo estimativa da PBTur e Associação Brasileira da Indústria de Hotéis (Abih-PB) da Paraíba, o sol não será o único astro a aquecer o verão no Litoral paraibano. A disparada do dólar, devido à crise econômico-financeira internacional, mudou as rotas de muitos brasileiros que estavam com viagem marcada para a Europa, EUA, Argentina e Chile, o que provocará, segundo agências de viagens, um aquecimento mais forte no turismo interno, principalmente para estados de temperatura mais elevada, como é o caso das capitais da região, que ganham preferência dos turistas nas regiões Sudeste, Centro-Oeste e Sul.

A presidente da PBTur (Empresa Paraibana de Turismo), Cléa Cordeiro, acredita em crescimento de 20% de turistas no litoral paraibano. “A partir de consultas internas com os segmentos do mercado turístico, o trabalho de divulgação do destino Paraíba realizado em conjunto com a Abih-PB e Sebrae neste segundo semestre, nossa estimativa é chegarmos a um milhão de turistas durante o ano de 2009”, prevê Cléa, que não quis quantificar o número de pessoas que visitarão o litoral paraibano nos primeiros dois meses do próximo ano, mas apenas a taxa. “Como toda parte do mundo, o nosso primeiro público-alvo mais forte são os vizinhos, no caso de Pernambuco e Rio Grande do Norte, depois os turistas das regiões Sudeste e Centro-Oeste”.

A presidente da PBTur acredita que a combinação de sol na maior parte dos dias, preços competitivos em relação às demais regiões, dólar em alta despontem na preferência dos visitantes. “O governo federal inclusive está com um marketing forte sobre o aquecimento do turismo interno para aproveitar esse momento”.
O vice-presidente da Abih-PB, Tadeu Pinto, disse que a média de ocupação da rede hoteleira da capital em dezembro deste ano está maior que o ano passado, apesar da forte desaceleração nesta semana devido ao Natal, quando a taxa cai bruscamente.

“Este ano a taxa de ocupação de dezembro está em 75% contra 65% do ano passado. A subida do dólar deu uma aquecida no volume de turisma no Nordeste, a nossa estimativa é de manter pelo menos a taxa de ocupação de janeiro deste ano (95%) em 2009 e esticarmos uma média pelo menos de 80% até o carnaval, mas o início do ano letivo pode aumentar e atrapalha essa estimativa, pois os pais deverão retornar às cidades de origem com os filhos”, frisa.

Imagem

Jornal da Paraíba

Tags

Comentários

Leia Também

  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
    compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp
  • compartilhar no whatsapp