VIDA URBANA
Viaduto para desafogar trânsito
Obra, que está avaliada em R$ 1,2 milhão, é mais uma intervenção que pretende preparar a cidade para as obras do BRT.
Publicado em 05/09/2014 às 6:00 | Atualizado em 19/03/2024 às 11:23
O prefeito de João Pessoa Luciano Cartaxo assinou ontem a ordem de serviço para construção de mais um viaduto sobre a BR-230, ruas José Florentino Júnior e a Deputado José Mariz. A intervenção vai garantir mais uma ligação entre os bairros do Centro e da orla. “Esta é uma alternativa inteligente para diminuir o fluxo de veículos na Epitácio Pessoa e, dessa forma, melhorar o trânsito na via”, destacou Luciano Cartaxo.
O prefeito espera que o projeto seja uma alternativa para a mobilidade urbana na região. “Vamos criar um verdadeiro corredor de ligação entre o Centro da capital e os bairros da orla marítima, o que, com certeza, vai facilitar muito a vida da população que circula por essa região”, complementou o prefeito.
MOBILIDADE
A obra, que está avaliada em R$ 1,2 milhão, é mais uma intervenção que pretende preparar a cidade para as obras do BRT (Bus Rapid Transit). A intenção é criar uma alternativa de tráfego, desafogando o trânsito na Avenida Epitácio Pessoa. O viaduto deve estar pronto em 12 meses e, quando concluído, permitirá que os veículos sigam da Avenida Juarez Távora, na Torre, até a Rua Angelina Balthar (Rua do Capim), no Miramar – um percurso de quatro quilômetros.
De acordo com o superintendente de Mobilidade Urbana da capital, Roberto Pinto, a obra vai se juntar a outras intervenções formando um complexo que dará suporte ao trânsito da Epitácio. “Assim como o viaduto, temos em andamento o binário do Bairro dos Estados, mais uma intervenção que vai dar alternativas de fluxo aos motoristas ligando o Centro à BR-230”, explicou.
INFRAESTRUTURA
Parte das obras para a construção do elevado sobre a BR-230 foi iniciada recentemente. Atualmente, os serviços estão concentrados na escavação preparatória para a fundação do viaduto, como explicou o secretário municipal da Infraestrutura, Cássio Andrade. “A partir daqui poderemos anexar as vigas que sustentam o viaduto e montar a laje que vai comportar as faixas de rolamento”, informou.
Com a construção do novo viaduto, passam a ser quatro as elevações sobre a BR-230. Atualmente, existem as pontes da Epitácio Pessoa, da Rua Arquiteto Hermenegíodo Di Lascio (próximo ao Espaço Cultural) e a da Avenida Beira-Rio.
A Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob) está monitorando o trânsito no local para auxiliar nas intervenções que forem necessárias durante a obra e minimizar os transtornos que possam ocorrer na área.
Comentários