VIDA URBANA
Vigilância acredita que garotos tenham meningoencefalite
Vigilância Sanitária divulgou que exame de dengue para detectar meningite nos garotos de 9 e 11 anos deu negativo. Testes bacteriológicos também descartam possibilidade.
Publicado em 21/05/2009 às 16:38
Da Redação
Os exames realizados nesta quarta-feira (20) ainda não confirmaram a suspeita de meningite nos garotos de 9 e 11 anos, em João Pessoa. O primeiro exame realizado pelo Laboratorio Central de Saúde (Lacen) para detectar se a inflamação nas meninges é causada por uma dengue deu resultado negativo que, por prudência, será refeito.
Paralalemante, o Hospital da Unimed realiza testes de cultura em que examina se a inflamação é causada por bactérias, resultando em uma meningite. No entanto, ainda não foi detectada a proliferação da cultura de bactérias, deixando o caso em suspenso até a conclusão dos exames, que duram cinco dias.
A vigilância sanitária trabalha, então, com a possibilidade de que os garotos tenham uma meningoencefalite, que também é uma inflamação nas meninges, mas que tem causas diferentes e que decorre da complicação de outras doenças, como por exemplo a dengue.
A cordenadora do setor Epidemiológico da Vigilância Sanitária, Júlia Vaz, no entanto, ainda não descarta a suspeita de meningite e, embora todas as possibilidades caminhem para uma meningoencefalite, o tratamento ainda deve ser cauteloso.
Comentários