VIDA URBANA
Vigilância Sanitária apreende mais de 110kg de alimentos em CG
Ação Agevisa Natal 2010 inspecionou cerca de 70 estabelecimentos que vendem alimentos comumente comercializados no Natal. Data de validade vencida foi o maior problema encontrado.
Publicado em 21/12/2010 às 16:06
Da Redação
Com Codecom
Mais de 110 kg de alimentos que apresentaram alguma irregularidade foram apreendidos pela Gerência de Vigilância Sanitária (Gevisa) da Prefeitura de Campina Grande, durante a Ação Gevisa Natal 2010, que terminou nesta terça-feira (21). O objetivo da ação foi inspecionar estabelecimentos comerciais que vendem alimentos comumente consumidos no período de Natal.
"Entre os produtos apreendidos estão queijos, presuntos, salsinhas e chesteres, que apresentaram problemas na embalagem e data de validade vencida, relatou a gerente da Vigilância Sanitária", Marisa Agra. Apesar de não estarem entre os produtos mais consumidos nesta época do ano, iogurtes que estavam com a data de validade vencida também foram apreendidas pelos inspetores.
Outro problema constatado pelos inspetores da Gevisa foi a venda dos frios, principalmente queijos, em embalagens fracionadas, o que é proibido por lei. "O fracionamento somente deve ser feito na frente dos consumidores", explicou Marisa.
Na Ação Gevisa Natal 2010, aproximadamente 70 estabelecimentos comerciais do centro, bairros e distritos da cidade foram inspecionados, superando a meta inicial, que era de 50 locais. “Neste ano, apesar do número maior de estabelecimentos visitados, as apreensões foram menores que no Natal de 2009”, disse a gerente da Vigilância Sanitária.
Os produtos impróprios para o consumo que foram apreendidos serão incinerados. A intenção da Ação Gevisa, que vem sendo realizada nos últimos anos, de acordo com a Vigilância Sanitária, é avaliar a qualidade dos serviços e produtos comercializados, visando a prevenção de agravos à saúde da população e garantindo que ela leve para os seus lares produtos aptos ao consumo. De acordo com Marisa, a colaboração de toda a população também é muito importante e ela deve estar atenta no momento de adquirir os alimentos.
A Vigilância Sanitária orienta sobre alguns cuidados que podem ser tomados pelos consumidores no momento da compra dos alimentos, como o rótulo, que deve estar íntegro, sem manchas e com as letras legíveis, além da data de fabricação e validade. No caso das margarinas, manteigas, frios e iogurtes, há a obrigatoriedade de exposição à venda sob refrigeração, com exceção da manteiga acondicionada em latas.
Os alimentos expostos, como pães, bolos, bolachas e frios devem estar protegidos da manipulação do cliente, de poeira, do sol e de insetos; as embalagens em lata devem estar intactas e as embalagens em papel ou plástico devem conter etiqueta com data de fabricação e prazo de validade; não devem estar violadas, mofadas, úmidas e com etiquetas rasuradas.
Para quaisquer dúvidas, sugestões, reclamações e denúncias, a população pode ligar para os números da Gevisa: (83) 3310-6222 e (83) 3310-6178. Outra opção é ir pessoalmente à sede do órgão, que fica na rua Siqueira Campos, 605, bairro da Prata, no prédio do Serviço Municipal de Saúde (antiga Casa de Saúde Dr. Brasileiro).
Comentários