VIDA URBANA
21 equipamentos são interditados durante fiscalização do MP
A suspeita é que os equipamentos médicos estejam entrando no Brasil de forma irregular.
Publicado em 19/04/2018 às 9:06 | Atualizado em 19/04/2018 às 14:53
Durante dois dias de fiscalização em clínicas e hospitais de João Pessoa, 21 equipamentos médicos foram interditados pelo Ministério Público da Paraíba (MPPB). De acordo com o promotor do Programa de Proteção e Defesa do Consumidor do Ministério Público (MP-Procon), Glauberto Bezerra, nesta quinta-feira (19), serão realizados os procedimentos de análise da documentação recolhida durante a fiscalização.
>>> Hospital particular de João Pessoa tem aparelhos de raio-x interditados em fiscalização do MP.
"A fiscalização começou após uma operação da Polícia Federal, que investigou uma organização criminosa suspeita de contrabandear equipamentos de diagnóstico médico através de uma empresa. A suspeita é que equipamentos médicos descartados dos Estados Unidos estejam entrando no Brasil de forma irregular", afirma o promotor. Ele ainda informou que a ação faz parte do Programa de Prevenção de Acidentes de Consumo do MPPB.
Ainda de acordo com Glauberto Bezerra, a fiscalização também aconteceu em São Paulo, Mato Grosso, Minas Gerais e Pará. Na Paraíba, participou da operação MPPB, Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Gerência de Vigilância Sanitária de João Pessoa (GVS) e Receita Estadual.
Equipamentos interditados
Ao foto, foram interditados cinco mamógrafos, nove ultrassons, três aparelhos de raio-x, um de densitometria óssea, um de ressonância magnética, um arco cirúrgico e um de angioplastia 3D. Os equipamentos sofreram interdição pela falta do selo obrigatório da Anvisa e por não ter sido comprovada a origem deles.
Comentários