VIDA URBANA
Virada do ano será festejada com culto e missa na capital
Cultos e missas ao ar livre marcam programação religiosa do réveillon em João Pessoa.
Publicado em 29/12/2012 às 6:00
Pelo 13º ano consecutivo, a 1ª Igreja Batista fará o tradicional culto ao ar livre. O evento será iniciado por volta das 22h30, na rua Coriolano Soares, em frente à instituição religiosa que fica no Centro de João Pessoa.
A expectativa é que 10 mil pessoas participem da cerimônia. O evento terá apoio de uma estrutura de palco e de cinco telões.
Oito mil cadeiras de plásticos serão usadas. A organização dos trabalhos já começará na manhã da próxima segunda-feira.
“A via será interditada por agentes de trânsito, para permitir que as equipes instalem os equipamentos e estrutura do culto.
Teremos momentos de pregação e reflexão na palavra de Deus, em seguida, faremos apresentação de louvor, e, por último, iremos comemorar a chegada de 2013 com um show pirotécnico”, detalha o pastor Estevam Fernandes, titular da 1ª Igreja Batista de João Pessoa.
Durante o culto, o pastor vai anunciar uma mensagem de fim de ano. “Vamos mostrar às pessoas a importância do ano novo, não apenas como uma mudança no calendário, mas também para a valorização da vida. O novo não existe se a mudança não começar a ser gerada dentro da gente. Nada muda por magia.
Tudo começa dentro de nós mesmos. Não basta apenas vestir branco para começar o ano novo com sorte. É preciso vestir de branco também os sentimentos, mudar atitudes e esquecer os ressentimentos”, afirmou. O evento evangélico será encerrado à meia-noite.
ESPÍRITAS
Já na Federação Espírita da Paraíba não haverá nenhuma cerimônia em alusão ao ano novo. Segundo o secretário geral da entidade, Lúcio José Araújo de Silva, a festa de confraternização dos religiosos ocorreu no último dia 23. Por isso, até o dia 31 de dezembro, os trabalhos na Federação seguirão o ritmo normal.
Amanhã, haverá reunião no local às 8h. Na segunda-feira, os encontros ocorrerão às 8h e às 15h e, à noite, a instituição permanecerá fechada. Através dos meios de comunicação, a diretoria da entidade transmitiu uma mensagem sobre o final do ano. “O evangelho nos ensina que devemos buscar o caminho da paz e do bem. Assim, as demais coisas serão acrescentadas.
Para isso, devemos ter consideração, respeito e tolerância pelo próximo”, disse Lúcio Araújo.
AFRO-BRASILEIROS
Entre os praticantes das religiões africanas, também não haverá programação específica com relação ao Réveillon. Segundo a presidente da Federação dos Cultos Afro-Brasileiros do Estado da Paraíba, Maria da Luz da Silva, mais conhecida como “Mãe Penha”, apenas uma mensagem está sendo encaminhada pela Federação aos integrantes e frequentadores dos templos afros da Paraíba.
“Nossa orientação é que as pessoas busquem a paz, o amor e a felicidade no ano novo que se aproxima, que já virá carregado de muita luz. Também recomendamos que os praticantes de nossa religião se preparem para um ano de limpeza para se livrarem de doenças”, disse.
Comentários